A cúpula do União Brasil está otimista sobre o avanço da federação com o PP. Os relatos de aliados do presidente da legenda, Antonio Rueda, é que a reunião que ele teve com o senador Ciro Nogueira (PP-PI) na quarta-feira (5), foi “o melhor possível” e que o negócio estaria praticamente fechado.
Ciro Nogueira disse na coluna de Bela Megale, do O Globo, que as tratativas estão avançadas, mas destacou a necessidade de definir o estatuto e de os deputados aprovarem a medida.
Se a federação avançar, lideranças do União admitem que a chance da legenda desembarcar do governo Lula “cresce consideravelmente”. Hoje, o partido tem três pastas na Esplanada, sendo elas a das Comunicações, com Juscelino Filho, do Turismo, com Celso Sabino, e da Integração Nacional, Waldez Góes.
Como informou a colunista Vera Magalhães, Nogueira tem capitaneado um movimento para que o PP deixe o Ministério dos Esportes e promete exercer a mesma pressão sobre o União.
Em entrevista à coluna, na semana passada, o ministro Celso Sabino defendeu que o União permaneça no governo e até dispute o posto de vice de Lula na eleição de 2026. O ministro afirmou que esse “é o desejo de boa parte do partido”.
O presidente da legenda, Antonio Rueda, porém, dá sinais trocados. No Carnaval, ele fez uma visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro em Angra dos Reis (RJ) e apareceu em fotos compartilhadas nas redes.