“O amor não tem fronteiras”. Foi essa a legenda publicada pela Embaixada da França no Brasil nesta quinta-feira, junto a uma foto do presidente Lula da Silva abraçado com o líder francês, Emmanuel Macron, para celebrar o Dia dos Namorados. A imagem foi registrada na última viagem do brasileiro à capital francesa, ocorrida no início deste mês.
“Como se diz em francês: L’amour n’a pas de frontières (O amor não tem fronteiras). Neste Dia dos Namorados, celebramos não só o amor, mas também a amizade duradoura entre nossos dois países”, diz a postagem.
O clima amigável rendeu memes nas redes sociais. Já publicações francesas chamaram de “bromance” a interação de Lula e Macron. O termo é a junção das palavras romance e “brothers” (irmãos, ou amigos, em inglês).
Esta não é a primeira vez que a interação de Lula com Macron rende postagens nas redes. Em março do ano passado, o encontro dos presidentes em Belém (PA) de mãos dadas e em tom mais informal renderam memes e comparações com ensaios fotográficos “pré-wedding”, fotografias de noivos feitas dias ou meses antes do matrimônio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/S/X/eXkgmkSg6GYGvzDBi06g/lula-.avif)
“Lula e Macron fazendo ensaio de pré-wedding, devem casar na Amazônia e passar a lua de mel em Paris”, disse um usuário da rede social X (antigo Twitter) em uma das publicações com maior circulação nas plataformas.
As fotos foram feitas pelo fotógrafo oficial de Lula, Ricardo Stuckert. Houve ainda quem lançou mão de referências cinematográficas. Parte dos usuários comparou, por exemplo, o “clima” no retrato dos presidentes com o do casal protagonista do filme “Me Chame Pelo Seu Nome”, romance indicado ao Oscar em 2018.