terça-feira 23 de abril de 2024
O ministro do STF Kássio Nunes Marques Foto: Divulgação/STF
Home / DESTAQUE / Nunes Marques será relator de pedido de impeachment de Alexandre de Moraes
segunda-feira 12 de abril de 2021 às 18:45h

Nunes Marques será relator de pedido de impeachment de Alexandre de Moraes

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O ministro Kassio Nunes Marques será o relator do pedido apresentado pelo senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) para que o Supremo Tribunal Federal (STF) determine a abertura do processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes.

No mandado de segurança, Kajuru pedia segundo o jornal Valor, que o relator fosse o ministro Luís Roberto Barroso, que na semana passada determinou que o Senado instaurasse a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, para investigar eventuais omissões do governo federal no enfrentamento da covid-19.

O senador disse que “pau que dá em Chico também dá em Francisco” e, por isso, o processo de impeachment contra Moraes também deveria ser instaurado.

No domingo, Kajuru divulgou uma conversa por telefone com Bolsonaro na qual o presidente sugere que o Congresso faça pressão sobre o STF com pedidos de impeachment de ministros da Corte, além pedir que governadores e prefeitos também sejam alvo da CPI. O senador responde que pediu o impeachment de Moraes.

O pedido foi apresentado após o ministro do STF determinar, em fevereiro, a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), que usou as redes sociais para divulgar um vídeo com ameaças a ministros da Corte e apologia à ditadura militar.

Moraes é o relator de três inquéritos que incomodam o Palácio do Planalto. O que apura “fake news” espalhadas contra ministros da Corte; o que investiga a organização e o patrocínio de atos antidemocráticos; e o que verifica se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir politicamente na autonomia da Polícia Federal (PF).

Nunes Marques foi indicado por Bolsonaro para a Corte no fim do ano passado e tem se alinhado a interesses do governo em votações. Ele foi o autor da decisão que permitiu a abertura de templos e igrejas no momento mais crítico da pandemia, posteriormente derrubada pelo plenário.

O novo ministro também votou contra a suspeição do ex-juiz Sergio Moro, em um julgamento que beneficiou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, considerado o principal opositor do presidente nas eleições de 2022.

Veja também

Atividades nucleares do Irã “causam preocupação”, diz AIEA

Enriquecimento de urânio, achados inexplicáveis, falta de acesso para monitores internacionais intensificam suspeitas sobre intenções …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas