sexta-feira 17 de setembro de 2021
Foto: Ascom/TCM
Home / JUSTIÇA / Novos auditores do TCM da Bahia finalizam parte teórica do curso de formação
sexta-feira 30 de julho de 2021 às 15:26h

Novos auditores do TCM da Bahia finalizam parte teórica do curso de formação

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Após uma semana de estudos preparatórios, os cinco novos auditores estaduais de controle externo, selecionados por concurso público pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA), encerraram nesta sexta-feira (30) a parte teórica do curso de formação e especialização para que possam exercer plenamente suas funções junto ao TCM. O treinamento foi elaborado pela Escola de Contas e apresentou conteúdos técnicos voltados para as atividades de fiscalização realizadas pelo tribunal. Os novos servidores passam, agora, à parte prática da capacitação.

Neste último dia, os servidores foram recebidos pelos auditores de controle externo Josival Santos e Maíra Oliveira Noronha, que representam a Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia – AudTCM/BA. Eles conversaram sobre as competências e os desafios da carreira de auditor estadual de controle externo. Destacaram também as atividades desenvolvidas pela associação no intuito de contribuir para o aperfeiçoamento contínuo da categoria.

Logo em seguida, a procuradora-chefe do Ministério Público de Contas junto ao TCM, Camila Vasquez, fez uma explanação sobre as responsabilidades e a atuação do órgão junto à corte de contas, na defesa da ordem jurídica – como guarda da lei e fiscal de sua execução. Camila Vasquez estacou, ainda, algumas das funções dos procuradores de contas, como a participação nas sessões de julgamento, manifestação em processos de controle externo, instauração de procedimentos investigatórios, e a celebração de convênios de cooperação com os demais órgãos de controle e ramos do Ministério Público.

As aulas teóricas foram iniciadas na segunda-feira (26/07), quando os servidores foram recebidos em evento de boas-vindas pelo diretor geral em exercício da Escola de Contas, conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, o diretor adjunto, José Francisco de Carvalho Neto, o superintendente de Planejamento e Gestão, Antônio Carlos da Silva e o superintendente de Controle Externo, Antônio Emanuel de Souza.

Em seguida, o diretor de Assistência aos Municípios (DAM), Alessandro Prazeres de Macedo, inaugurou o primeiro módulo da capacitação, abordando a estrutura e competência dos órgãos técnicos e administrativos do TCM. Essa primeira etapa foi encerrada na terça-feira (27/07), com a apresentação dos assessores Pedro Vieira e Valfredo Roque, que falaram sobre informações estratégicas no exercício do controle externo.

Veja também

Senado coloca em dúvida votação do código eleitoral para valer já em 2022

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que não pode garantir que o novo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!