sexta-feira 19 de julho de 2024
A emissão ocorre em órgãos públicos, como no Departamento de Trânsito do Rio e unidades do PoupaTempo - Foto: Instituto-Geral de Perícias do RS
Home / NOTÍCIAS / ‘Novo RG’: Só dois estados ainda não emitem a Carteira de Identidade Nacional; saiba como tirar
quarta-feira 10 de julho de 2024 às 17:35h

‘Novo RG’: Só dois estados ainda não emitem a Carteira de Identidade Nacional; saiba como tirar

NOTÍCIAS, NOVO RG


A Bahia juntou-se ao grupo dos estados que já emitem a Carteira de Identidade Nacional (CIN) na última terça-feira (9). Agora, faltam apenas Roraima e Amapá para que todo a nova forma de identificação fique disponível em todo o país.

Para ter a primeira via na Bahia, é necessário fazer o agendamento através do site ba.gov.br. O documento é gratuito para todos os cidadãos. O modelo antigo segue válido até 28 de fevereiro de 2032. Assim, não é necessária a renovação imediata.

“No futuro, o novo documento vai possibilitar também que a administração pública seja proativa, oferecendo serviços públicos de acordo com a necessidade dos cidadãos”, afirma o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Rogério Mascarenhas.

Mais de 9 milhões de brasileiros já utilizam a CIN

Por ora, o estado que mais emitiu o documento é o Rio Grande do Sul (RS), com mais de um milhão de unidades. Em segundo lugar está Santa Catarina (SC), com cerca de 900 mil, seguido por Minas Gerais (MG), com mais de 850 mil.

Onde emitir a CIN?

A Carteira de Identidade Nacional é emitida pelos estados, por meio dos seus respectivos institutos de identificação, como Poupatempo e delegacias, da mesma forma que ocorre atualmente.

O que muda com o novo documento?

A nova Carteira de Identidade Nacional segue o disposto na Lei nº 14.534/2023, sancionada pelo presidente Lula, que determina o CPF como número único para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos. O documento será integrado nacionalmente já que antes cada cidadão poderia ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação.

Até quando eu preciso emitir a Carteira de Identidade Nacional?

O RG antigo é válido até o dia 28 de fevereiro de 2032.

O novo documento vai valer como Carteira Nacional de Habilitação?

O documento poderá, a pedido, conter outros números de documentos, os quais poderão ser verificados a partir da leitura do QR code. Em seu formato digital, os documentos estarão concentrados no aplicativo GOV.BR. Ressalte-se que não haverá revogação dos outros documentos, entretanto a nova Carteira de Identidade estará apta a ser o documento único no Brasil.

Documento será impresso?

Sim, além da emissão do modelo físico, o modelo digital da nova Carteira de Identidade estará disponível no aplicativo GOV.BR. Saiba mais sobre o “novo RG” na página da CIN.

Veja também

‘Eu digo a Haddad todo dia: Não se preocupe, as coisas vão dar certo’, afirma Lula

O presidente Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (19), durante discurso em São José …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!