segunda-feira 23 de junho de 2025
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Foto: Reuters/Adriano Machado
Home / NOTÍCIAS / Nova taxa de Haddad deve gerar grave distorção e ‘bola de neve’ já em 2025
segunda-feira 9 de junho de 2025 às 21:00h

Nova taxa de Haddad deve gerar grave distorção e ‘bola de neve’ já em 2025

NOTÍCIAS


As mudanças na tributação de investimentos propostas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pode provocar segundo Diego Gimenes, da Veja, uma perigosa ‘bola de neve’ já em 2025. O governo pretende criar um novo imposto de 5% sobre os títulos de Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e de Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) a partir de janeiro de 2026. A pasta estuda ainda fixar em 17,5% a alíquota de Imposto de Renda (IR) dos demais títulos de renda fixa, independentemente do prazo da aplicação.

As medidas seriam uma forma de recompensar a perda de arrecadação com a revogação parcial do decreto de aumento do IOF. Analistas temem por uma reação negativa sobre a emissão de títulos e a demanda pelos investimentos ainda em 2025.

“Isso poderá elevar a projeção de emissões para 2025, tendo potencialmente impactos sobre os prêmios de crédito, que poderão intensificar a tendência de queda já observada desde 2024. Em nossa visão, esse efeito seria negativo para o mercado, pois aprofundaria ainda mais a distorção entre retorno e risco”, escrevem os analistas da XP Investimentos em relatório enviado a clientes.

Veja também

Dólar passa a subir após notícias sobre novos ataques do Irã; Ibovespa recua quase 1%

O dólar à vista passou a operar em leve alta ante o real nesta segunda-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!