
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou os atos de vandalismo registrados após uma manifestação em apoio ao presidente Lula da Silva (PT), realizada no domingo (11), na Avenida Paulista, na capital paulista. Em publicação nas redes sociais na segunda-feira (12), o governador comparou as ocorrências a manifestações pacíficas e defendeu o respeito ao patrimônio público.
“São duas formas muito diferentes de se manifestar”, afirmou Tarcísio, ao contrastar imagens de apoiadores vestidos de verde e amarelo com registros de depredação e pichações. O governador também ressaltou que o direito de protestar, garantido pela democracia, não autoriza a destruição de bens públicos.
Segundo informações da Polícia Militar e do Metrô de São Paulo, houve registros de pichações e danos em estruturas de acesso às estações Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação, da Linha 2-Verde. A companhia informou que oito placas de vidro foram danificadas, além de haver adesivos e pichações em paredes, corrimãos e outras áreas.
As ocorrências foram registradas durante a dispersão do público. O Metrô iniciou os trabalhos de limpeza e informou que providenciaria a substituição dos vidros danificados. A empresa também registrou boletim de ocorrência e disponibilizou imagens de monitoramento para auxiliar na identificação dos responsáveis.
Tarcísio defendeu a responsabilização dos envolvidos e a reparação dos prejuízos causados ao patrimônio público. As autoridades investigam os episódios para identificar os autores dos danos.
A repercussão ficou maior após Tarcísio e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) compartilharem um vídeo de uma jovem usando drogas, associado à manifestação na Paulista.
Ver esse post no Instagram
Mín. 24° Máx. 26°