
Aos 91 anos, Luiza Erundina (PSOL-SP) foi eleita deputada estadual por São Paulo e se tornou a parlamentar mais velha eleita para uma Assembleia Legislativa no Brasil. Ela recebeu 169.567 votos no domingo (4), ficando na 13ª colocação entre os eleitos para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Erundina voltará à Alesp em 2027, quase quatro décadas depois de ter deixado a Casa para assumir a Prefeitura de São Paulo. Ela foi eleita deputada estadual em 1986 e exerceu o mandato entre 1987 e 1988. No ano seguinte, tornou-se a primeira mulher eleita prefeita da capital paulista, cargo que ocupou de 1989 a 1992.
Depois de deixar a prefeitura, Erundina ampliou sua trajetória no Congresso Nacional. Ela assumiu o primeiro mandato como deputada federal em 1999 e foi reeleita para sete mandatos consecutivos, permanecendo na Câmara até o fim da legislatura atual.
Nascida em Uiraúna, na Paraíba, em 30 de novembro de 1934, Erundina é formada em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba e posteriormente obteve mestrado em Ciências Sociais. Aos 92 anos, que completará em novembro, iniciará uma nova etapa da carreira política no Legislativo paulista.
Antes de chegar à política institucional, Erundina trabalhou como assistente social e teve atuação profissional e acadêmica. Mudou-se para São Paulo em 1971 para estudar Ciências Sociais e iniciou na capital paulista a trajetória que a levaria à Câmara Municipal, à Assembleia Legislativa, à prefeitura e posteriormente ao Congresso Nacional.
Com a eleição, Erundina também passou a ser mais velha que Eduardo Suplicy (PT-SP) entre os integrantes eleitos para a Alesp. Aos 85 anos, Suplicy foi reeleito com 654.627 votos e será novamente deputado estadual a partir de 2027.
A eleição de Erundina marca o retorno de uma das figuras históricas da política paulista ao Legislativo estadual. A nova legislatura da Alesp começa em fevereiro de 2027.
Mín. 25° Máx. 26°