quarta-feira 24 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / ‘Nós vamos ter uma mulher negra da periferia sendo a nossa prefeita de Salvador’, afirma Wagner
sexta-feira 7 de agosto de 2020 às 06:15h

‘Nós vamos ter uma mulher negra da periferia sendo a nossa prefeita de Salvador’, afirma Wagner

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O senador, ex-ministro e ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT) afirmou nesta última quinta-feira (6) durante o Encontro de Zonais do PT do Subúrbio Ferroviário, que tem certeza da eleição da Major Denice Santiago, pré-candidata do Partido dos Trabalhadores à Prefeitura de Salvador e que a ex-comandante da Ronda Maria da Penha levará adiante o legado das gestões do PT no Brasil e na Bahia. Para 386 participantes que estiveram na atividade virtual, o senador relatou que tem sentido “o calor dessa pré-campanha” e que acredita que estará na posse da Major Denice no Palácio Thomé de Souza, em 1º de janeiro de 2021.

“Essa mulher negra, que liderou a Ronda Maria da Penha na proteção das mulheres, que veio de família simples, vai chegar lá. Já tivemos uma mulher prefeita de Salvador, que foi nossa companheira Lídice da Mata. E agora nós vamos ter uma mulher negra da periferia sendo a nossa prefeita de Salvador”, afirmou Jaques Wagner. O senador disse ainda que a pré-candidatura petista vai “tocar o coração das mulheres, dos homens, mas principalmente da juventude baiana, mostrando que tem outro caminho para construirmos Salvador, como fizeram o ex-presidente Lula e a ex-presidenta Dilma no Brasil” e como ele próprio, quando comandou o estado, e o governador Rui Costa fizeram pela Bahia.

Emocionada após ser homenageada com a exibição do vídeo ‘A Salvadora de Marias’, publicado nas redes sociais dela em celebração à semana de aniversário da Lei Maria da Penha, a Major também exaltou a gestão do senador e do governador Rui Costa, garantindo que “nós vamos trazer o melhor que fizemos na Bahia para Salvador”.

“Nós sabemos fazer. Vamos derrotar o carlismo, vamos transformar essa cidade que é tão dividida. Vamos ver o Subúrbio pulsar. O povo do Subúrbio quer mudar sua vida, quer ver seus primos, seus amigos, seus filhos terem mais oportunidades. Nada me impede de sonhar. E eu convido vocês a sonhar esse sonho, de uma cidade mais justa e igualitária, junto comigo”, afirmou a ex-comandante da Ronda Maria da Penha, frisando que tem como mote o combate às desigualdades de Salvador. ‘A gente precisa falar da luta, da resistência, dessa cidade de contrastes, das desigualdades. Se essas desigualdades não forem tratadas e extintas, não vamos conseguir avançar. Precisamos inverter prioridades, pensar a cidade não da Vitória para Paripe, mas de Paripe, de Itacaranha, para depois pensar na Vitória”, defendeu a pré-candidata petista à Prefeitura.

Dizendo-se orgulhosa por ser “pré-candidata do partido que transformou a vida de tantas pessoas e que levou um operário até a Presidência da República”, a Major Denice frisou ainda a centralidade do Subúrbio Ferroviário para o desenvolvimento urbano e o desenvolvimento econômico da capital baiana, devido às suas belezas, “representadas pelas suas praias, mas também por seus becos, suas vielas”. Para a pré-candidata, “a história de Salvador se confunde com a história do Subúrbio Ferroviário”.

Encontro das zonais

Parte do movimento ‘Salvador Mãe de Todos’, lançado pelo PT para escutar a população da capital baiana sobre a situação da cidade e as soluções para as principais fragilidades, a atividade debateu temáticas como mobilidade urbana, educação comunitária, saúde pública e cobertura básica de saúde, entre outros assuntos. Em formato virtual, o encontro foi organizado pelos 4º, 15º e 20º Diretórios Zonais do PT, que englobam o Subúrbio Ferroviário. A atividade foi conduzida pelo presidente do Diretório do PT de Salvador, Ademário Costa.

Além do senador Jaques Wagner, também participaram da atividade a coordenadora política da pré-campanha da Major Denice, Fabya Reis, e o co-coordenador do Programa de Governo Participativo (PGP) do PT para as eleições 2020, Nelson Pelegrino. Os presidentes dos diretórios locais Cássio Alvim (4ª Zonal), Luiz Reis de Jesus (15ª Zonal) e José Nilton Lima (20ª Zonal) também participaram do encontro. A parte cultural ficou por conta do Grupo Força Jovem Wakanda, da ONG de Mulheres do Subúrbio e de Nilton Lima e Daniele Barreto. As propostas sistematizadas na atividade serão incluídas no PGP. Além dos Encontros Territoriais, o PT também promoveu plenárias temáticas setoriais, para discutir cada tema e aprofundar as propostas que serão apresentadas à cidade durante as eleições 2020.

Veja também

União Brasil está sem pressa para expulsar Luciano Bivar

Caciques do União Brasil dizem que o partido não tem pressa para concluir o processo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas