quinta-feira 3 de outubro de 2024
Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o presidente Lula durante Cúpula do Mercosul. — Foto: Ricardo Stuckert/PR
Home / Mundo / MUNDO / No México, Lula e Mauro Vieira vão conversar sobre repatriação de brasileiros no Líbano
segunda-feira 30 de setembro de 2024 às 07:50h

No México, Lula e Mauro Vieira vão conversar sobre repatriação de brasileiros no Líbano

MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente Lula da Silva (PT) vai aproveitar a viagem ao México, onde vai acompanhar posse da nova presidente Claudia Sheinbaum, na terça-feira (1º), para conversar com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, sobre a situação dos brasileiros que estão no Líbano.

Desde a segunda-feira passada (23), o Itamaraty discute a necessidade de uma operação de repatriação.

De acordo com fontes do Itamaraty, Mauro Vieira vai levar a Lula elementos da situação em Beirute, capital do Líbano, e das conversas que teve em Nova York, onde estava antes de voar para o México.

Tanto Vieira quanto Lula estiveram nos Estados Unidos em razão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

No sábado (28), o chanceler do Brasil se reuniu com o chanceler do Líbano, Abdallah Rashid Bou Habib. Os dois avaliaram o atual momento do conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah e discutiram as chances de uma repatriação de brasileiros no país.

A ideia é que, a partir do que Mauro Vieira levar a Lula, o presidente brasileiro tenha um cenário mais completo da situação para decidir se o governo vai, ou não, acionar a Força Aérea Brasileira para trazer quem está no Líbano.

A expectativa é que uma decisão possa ser tomada nesta semana. Lula e Mauro Vieira voltam do México na terça.

O Itamaraty destaca que, até o momento, o aeroporto de Beirute funcionando normalmente e com voos para Adis Abeba, Dubai, Doha, Istambul e capitais europeias, todos com conexão para o Brasil.

E reforça que nenhum país com grandes comunidades no Líbano anunciou operações de evacuação ou repatriação até o momento.

Veja também

Barreiras: rivalidade marca corrida pela prefeitura da capital do agronegócio

Polo do agronegócio no Oeste baiano, o município de Barreiras tem a 10ª maior população …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!