Durante compromissos no Recôncavo baiano e na capital Salvador nesta semana, o ex-prefeito da capital e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, elevou o tom contra o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e reforçou sua confiança em um novo cenário político na Bahia nas eleições de 2026. Segundo ele, cresce entre os baianos um forte sentimento de mudança após quase duas décadas de hegemonia petista no estado.
Em entrevista coletiva concedida na noite da última terça-feira (2), em Governador Mangabeira, Neto foi direto ao avaliar a gestão de Jerônimo.
“O atual governador é, na minha opinião, o pior gestor dos últimos tempos na Bahia. A gente vê um estado paralisado, sem capacidade de resposta, enquanto os problemas se acumulam. A população está cansada”, afirmou.
Assista:
Mais cedo, o ex-prefeito também marcou presença no tradicional cortejo do Dois de Julho, em Salvador — data simbólica que celebra a Independência do Brasil na Bahia e que, historicamente, funciona como termômetro político no estado. A recepção calorosa de apoiadores e os encontros com lideranças regionais deram novo fôlego ao seu discurso oposicionista.
Apesar de dizer que não está em pré-campanha, Neto reconhece que tem intensificado viagens ao interior e participado de encontros com a população.
“Primeiro, não estamos em eleição. Não há nenhuma disputa eleitoral colocada nesse momento. Nossas visitas não estão vinculadas a nenhum calendário eleitoral, porque esse ano não é de disputa. Mas o que se percebe é um desejo cada vez maior de mudança. Há um sentimento muito forte dos baianos de que é hora de algo diferente para o futuro”, declarou.
Crítica ao governo federal
Além das críticas ao governador baiano, ACM Neto também apontou decepção com o governo federal, comandado pelo presidente Lula da Silva (PT). Segundo ele, há um crescente “desencanto” da população com as promessas feitas em 2022.
“A expectativa que foi criada lá atrás não está sendo cumprida. Muitos baianos, que apostaram numa melhora, hoje veem que o governo federal também não tem entregue o que prometeu”, disse.
Caminho para 2026
Mesmo sem anunciar formalmente uma nova candidatura, ACM Neto tem se movimentado como principal nome da oposição ao PT na Bahia. Após ser derrotado por Jerônimo Rodrigues em 2022, o ex-prefeito de Salvador passou a construir uma frente ampla com figuras influentes da política estadual, como João Leão (PP), Cacá Leão, João Roma (PL) e lideranças do MDB, a exemplo dos prefeitos Colbert Martins e Rodrigo Hagge e outras lideranças políticas.