Mulheres dinamarquesas serão convocadas para o serviço militar a partir dos 18 anos. A nova legislação, aprovada pelo parlamento da Dinamarca, estabelece que elas participarão de um sistema de conscrição de 11 meses, semelhante ao dos homens. Essa mudança ocorre em um contexto de crescente preocupação com a segurança na Europa e aumento dos gastos militares.
A partir de agora, tanto homens quanto mulheres que completarem 18 anos deverão se registrar para avaliação de serviço militar. O novo sistema inclui um sorteio que poderá convocar os jovens para o cumprimento do serviço. Até então, a participação feminina era voluntária. A conscrição, que anteriormente durava quatro meses, agora será estendida para 11 meses.
Em 2024, cerca de 4.700 dinamarqueses realizaram um período de serviço militar, com 24% sendo mulheres voluntárias. Com as novas regras, o governo espera que o número total de conscritos aumente para 6.500 até 2033. A Dinamarca segue o exemplo de países vizinhos, como Suécia e Noruega, que já implementaram a conscrição feminina.
A decisão também está alinhada com o aumento do orçamento de defesa, que receberá um acréscimo de 40,5 bilhões de coroas dinamarquesas nos próximos cinco anos, visando atender às metas da OTAN. Atualmente, a Dinamarca conta com cerca de 9.000 profissionais nas Forças Armadas.
O coronel Kenneth Strom, responsável pelo programa de conscrição, afirmou que a mudança é resultado de um acordo político e reflete a situação de segurança atual. Katrine, uma voluntária do exército dinamarquês, destacou a importância de incluir as mulheres no serviço militar, afirmando que é necessário ter mais conscritos em tempos de incerteza global.