sábado 20 de abril de 2024
Foto: Divulgação
Home / JUSTIÇA / MP-BA recomenda à justiça que prefeitura de Candeias retire moradores de área de risco
quinta-feira 23 de maio de 2019 às 15:42h

MP-BA recomenda à justiça que prefeitura de Candeias retire moradores de área de risco

JUSTIÇA


O Ministério Público da Bahia ajuizou uma ação civil pública contra o Município de Candeias, por conta da situação dos moradores de áreas de risco.

No documento, o MP-BA pediu à Justiça que determine ao Município a retirada dos moradores das áreas suscetíveis a deslizamentos e inundações na cidade. Caso a Justiça acate o pedido formulado pela promotora de Justiça Cecília Carvalho Marins Dourado, o Município terá 30 dias para reassentar em locais seguros a população que mora nessas áreas.

A ação pede ainda que a Justiça determine à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) que, no mesmo prazo, apresente um cronograma de intervenções, com metas e prazos definidos para a execução das obras de recuperação das áreas de risco.

A ação toma por base o inquérito civil que constatou a existência de 16 áreas no município, considerados pelo Serviço Geológico do Brasil como de risco alto e muito alto, situação confirmada por parecer da Central de Apoio Técnico (Ceat) do MP.

Outros dois inquéritos detectaram a existência de três áreas de risco geológico; na Rua João Cândido, no Bairro Malembá; na Rua Wanderley de Araújo Pinho e na Rua do Cajueiro, ambas no Centro. A promotora de Justiça pede que as ações emergenciais sejam executadas nessas três áreas. Segundo Cecília Carvalho Martins, as obras a serem realizadas pela Conder resultam de repasses de verba federal em razão do Estado de Emergência decretado no Município em 2015, por conta das fortes chuvas daquele ano.

Veja também

Volkswagen perde na Justiça e montadora chinesa pode vender no Brasil carros elétricos inspirados no Fusca

Em um embate jurídico recente que capturou a atenção do setor automotivo, a Volkswagen enfrentou uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas