segunda-feira 14 de outubro de 2024
Foto: AFP/Arquivos
Home / Mundo / MUNDO / Morre Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru condenado por crimes contra a humanidade
quarta-feira 11 de setembro de 2024 às 20:23h

Morre Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru condenado por crimes contra a humanidade

MUNDO, NOTÍCIAS


O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori morreu nesta quarta-feira (11) aos 86 anos. A informação foi confirmada por sua filha Keiko Fujimori nas redes sociais. “Depois de uma longa batalha contra o câncer, nosso pai Alberto Fujimori acaba de ir ao encontro do Senhor”, escreveu Keiko. “Pedimos a quem o quis bem que nos acompanhe em uma oração pelo descanso eterno da sua alma. Muito obrigado pai! Keiko, Hiro, Sachie e Kenji Fujimori.”

Fujimori foi presidente do Peru entre 1990 e 2000. Dois anos depois de sua posse, aliado às Forças Armadas, deu um “autogolpe” de Estado: dissolveu o Congresso e fechou o Poder Judiciário. O período de dez anos no poder é considerado como de exceção dado o desrespeito às instituições democráticas e a perseguição a seus opositores e à imprensa.

Fujimori foi condenado a 25 anos de prisão como mandante dos massacres de Barrios Altos (1991) e La Cantuta (1992), onde morreram 25 pessoas. Além disso, foi considerado culpado pelos sequestros de um empresário e um jornalista. Os delitos foram considerados crimes contra a humanidade.

Veja também

Prefeita eleita de Lauro de Freitas fala do secretariado, base de vereadores e terrorismo político

Aos 42 anos de idade, Débora Regis (União Brasil), mais conhecida de Debinha pelos íntimos, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!