sexta-feira 29 de março de 2024
Home / DESTAQUE / Ministro participa do terceiro dia da Semana do Clima em Salvador
quarta-feira 21 de agosto de 2019 às 08:27h

Ministro participa do terceiro dia da Semana do Clima em Salvador

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles participará do terceiro dia da Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima, realizada em Salvador, a partir das 9h, desta quarta-feira (21). A programação do dia terá debates e discussões sobre temas ligados à redução dos gases de efeito estufa.

O evento também vai contar com a presença do ex-ministro do Meio Ambiente do Peru e líder da ONG ambiental “World Wide Fund for Nature (WWF), Manuel Pulgar Vidal, do coordenador residente das Nações Unidas Niky Fabiancic e do diretor sênior de Política e Programa de Mudanças Climáticas da ONU, Martin Frick.

Diversas palestras discutirão temáticas da Cúpula sobre a Ação Climática da ONU. Durante a manhã, o destaque vai para a mesa de discussão “Infraestruturas, Cidades e Ação Local – áreas Urbanas e Assentamentos Informais”.

Após o almoço, às 13h30, serão ministradas as mesas “Soluções naturais – agricultura e manejamento de terra” e “Infraestrutura, cidades e ações globais – transporte”. Em seguida, às 15h, haverá discussão sobre recursos hidráulicos: “Soluções Baseadas na Natureza – Ecossistemas Oceânicos e Recursos Hídricos”. Por fim, o evento será finalizado com a palestra “Trajetória da Academia e da Juventude”, às 16h.

Decisões de Ricardo Salles

Organizado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), o evento foi alvo de polêmica três meses antes de sua realização, após o ministro anunciar o cancelamento da semana e, em seguida, voltar atrás.

Na época, Ricardo Salles falou que “não fazia sentido” o Brasil sediar um encontro para preparar a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (Cop 25), que não vai mais acontecer no Brasil.

Para Salles, sem a Cop 25, manter o encontro em Salvador seria uma “oportunidade” apenas para a turma “fazer turismo em Salvador” e “comer acarajé”.

“Vou manter um encontro que vai preparar um outro, que não vai acontecer mais no Brasil, por quê? Não faz o menor sentido, vai para o Chile! Vou fazer uma reunião para a turma ter oportunidade de fazer turismo em Salvador? Comer acarajé?”, afirmou.

Perguntado quem seria a ‘turma”, ele disse: “sei lá, o pessoal de sempre”.

Na época, o ministro havia dito que o cancelamento se daria porque o Brasil já havia desistido de sediar a Conferência do Clima da ONU, a COP 25, que ocorrerá em dezembro e foi transferida para o Chile.

Cinco dias após o anúncio do cancelamento da Semana do Clima da América Latina e do Caribe, o Ministério do Meio Ambiente voltou atrás e anunciou que participaria do evento em Salvador.

Semana do Clima

A Semana do Clima começou na segunda-feira (19). Durante o dia, diversas autoridades e especialistas ministraram discussões, no espaço Salvador Hall, na Avenida Paralela, na capital baiana. Entre eles, o climatologista e pesquisador brasileiro Carlos Nobre, que alertou para a responsabilidade dos governantes com as mudanças climáticas.

A necessidade de investimento em sustentabilidade com foco no financiamento climático foi um dos principais temas no segundo dia de evento. Em uma das palestras, Bárbara Brakarz, especialista sênior do Clima e Sustentabilidade da Divisão de Mudanças Climáticas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), falou sobre a importância de investimento e financiamento de projetos relacionados aos efeitos climáticos no mundo.

O encontro também contou com as presenças da diretora de Captação de Recursos de Salvador, Ana Benvinda Teixeira Lage, da analista Tatiana Alves, da Global Innovation Lab for Climate Finance, Climate Policy Initiative, do consultor sênior da Sitawi Finanças do Bem, Guilherme Teixeira, da secretaria Municipal do Urbanismo e Meio ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz, e de Luciana Capanema, Diretora do Departamento de Financiamento de Projetos de Saneamento, do Ministério do Desenvolvimento.

O evento segue até a próxima sexta-feira (23), com presença de líderes, formuladores de políticas, atores regionais e globais, de 26 países, para discutir ações climáticas para a região.

A programação tem workshops, passeio ciclístico, palestras sobre o meio ambiente e mudanças climáticas. Além disso, haverá apresentação dos cantores e compositores Gilberto Gil e Carlinhos Brown.

O evento ocorre em meio à discussão sobre o aumento do desmatamento na floresta amazônica e aos anúncios de suspensão das doações da Noruega e da Alemanha ao Fundo Amazônia. No domingo (18), governadores de oito estados da região da Amazônia Legal divulgaram nota na qual lamentam que posições do governo brasileiro tenham levado à suspensão dos repasses para a preservação da Amazônia.

O presidente Jair Bolsonaro havia criticado a divulgação de dados sobre desmatamento pelo órgão federal responsável pelo monitoramento, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Além disso, Bolsonaro disse que o Brasil não precisa do dinheiro alemão para preservar a floresta e que o país europeu estaria tentando comprar a Amazônia. Também disse que a Noruega “não tem nada a dar exemplo para nós”.

Programação completa

A lista abaixo mostra a programação diária da Semana do Clima de Salvador, desta terça-feira até a sexta. Além das atividades listadas, todos os dias, durante os intervalos para almoço, serão realizados eventos paralelos, como os Centros de Ação (Action Hub), que vão demonstrar atividades importantes realizadas pela sociedade na área de meio ambiente, e os “side speakers”, debates sobre temas de interesse ambiental. Algumas atividades são fechadas.

Quarta-feira (21)

8h30 – Registro e Exposição

9h – Plenário de abertura

10h – Transição da indústria

10h – Infraestruturas, Cidades e Ação Local (Áreas Urbanas e Assentamentos Informais)

10h – Relatório de Rendimentos de Caborno

10h – Trajetória da Academia e da Juventude

12h30 – Intervalo de almoço/Eventos Paralelos/Action Hub/Estandes de Exposição/Esquina do Conhecimento

13h30 – Soluções Baseadas na Natureza (Agricultura e Gestão de Terras)

13h30 – Infraestruturas, Cidades e Ação Global (Transporte)

13h30 – Trajetória da Academia e da Juventude

16h – Transição Energética

16h – Soluções Baseadas na Natureza (Ecossistemas Oceânicos e Recursos Hídricos)

16h – Trajetória da Academia e da Juventude

Quinta-feira (22)

8h30 – Registro e Exposição

9h – Segmento Ministerial: Rumo à COP 25 e Esforços para Alcançar os Objetivos do Acordo de Paris

10h – Governo do Brasil

11h15 – Implementação da Ação Climática: Elevando a ambição

12h30 – Intervalo de almoço/Eventos Paralelos/Action Hub/Estandes de Exposição/Esquina do Conhecimento

14h30 – Estratégias de Longo Prazo e Descarbonização

15h45 – Mercados e Precificação do Caborno

17h – Financiamento das NDCs e Títulos Verdes

19h – Recepção

Sexta-feira (23)

8h30 – Registro e Exposição

09h – Workshop 1: Transformando as CND (NDC) em planos de investimento

09h – Via da Sociedade Civil

09h30 – Workshop 3: TEM A (Financiamento de Adaptação)

10h – Painel de Prefeitos

10h30 – Workshop 4: TEM M (Energia e Cadeia Alimentar)

10h30 – Workshop 2: Transparência

12h30 – Resumo, Conclusões e Recomendações para a Cúpula dos ODS

13h – Cerimônia de encerramento

Veja também

Acordos comerciais são “ganha-ganha”, diz Alckmin a Macron

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas