domingo 19 de setembro de 2021
Home / NOTÍCIAS / Ministras das Américas lançam foro para melhorar políticas e direitos para mulheres rurais
quarta-feira 28 de julho de 2021 às 07:02h

Ministras das Américas lançam foro para melhorar políticas e direitos para mulheres rurais

NOTÍCIAS


No âmbito da Pré-Cúpula das Nações Unidas sobre Sistemas Alimentares, que começou na segunda-feira (26) em Roma, foi lançado o Foro de Ministras e Vice-Ministras da Agricultura das Américas. A missão será aperfeiçoar as políticas públicas e tornar visível o protagonismo da mulher no desenvolvimento rural para favorecer o pleno reconhecimento de seus direitos.

A reunião em que o foro foi instituído foi convocada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e realizada na Embaixada do Brasil em Roma, coincidindo com o primeiro dia da Pré-Cúpula de Sistemas Alimentares. O lançamento teve a presença de ministras, secretárias e vice-ministras de 12 países das Américas – entre elas, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina.

Segundo o IICA, cerca de 58 milhões de mulheres vivem em áreas rurais da América Latina e do Caribe e são responsáveis por 80% da produção de alimentos. No entanto, esse trabalho é subnotificado e, assim, apenas 10% dessas mulheres têm acesso a crédito e somente 5%, a programas de assistência técnica.

Mulheres rurais

A Agenda 2030 chama atenção para a necessidade de um desenvolvimento sustentável cada vez mais urgente. O consumo e a produção mundial são dois motores essenciais da economia mundial e a pandemia da Covid-19 pode ter levado o planeta à maior crise econômica desde 1929. Valorizar a potência das mulheres rurais e fomentar melhores condições para as produtoras rurais prosperarem é um caminho transversal como propõe a Agenda.

Veja também

Mortes por Covid nos EUA são de pessoas não vacinadas, diz Biden

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou neste último sábado (19) que as mortes recentes …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!