sábado 13 de julho de 2024
Foto: Divulgação
Home / Mundo / MUNDO / Ministério de Minas e Energia debate futuro da energia eólica offshore em Aliança Global
quarta-feira 20 de setembro de 2023 às 17:34h

Ministério de Minas e Energia debate futuro da energia eólica offshore em Aliança Global

MUNDO, NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, na última terça-feira (19), da Mesa Redonda da Aliança Global para a Eólica Offshore “Investindo no Futuro: Financiando o Offshore Global”, em Nova York (EUA). O evento teve como objetivo estimular um diálogo de alto nível sobre o financiamento da energia eólica offshore a nível mundial, incluindo os desafios enfrentados pelos países em desenvolvimento.

Representando o ministro Alexandre Silveira, o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral, destacou as políticas de transição energética do Brasil e que a energia eólica offshore amplia substancialmente a fronteira das energias renováveis no país. Barral também mencionou a atuação do ministro na tramitação de projeto de lei que visa dar mais segurança e previsibilidade para o processo de cessão de áreas com potencial de geração eólica offshore.

Durante o evento, também foram abordados temas como os mecanismos de financiamento adequados para mercados desenvolvidos e em desenvolvimento, estratégias de investimento localizadas. Ganhou destaque, ainda, a gestão de risco adaptada às necessidades regionais e ao papel da política e regulamentação nacional e regional.

O encontro contou com a presença do ministro da Cooperação para o Desenvolvimento e Política Climática Global da Dinamarca, Dan Jørgensen, com quem o Ministro Alexandre Silveira se reuniu em 29/08 em Brasília. Brasil e Dinamarca são parceiros estratégicos no desenvolvimento de cooperação na área de energia, incluindo eólica offshore.

Na mesa redonda realizada em Nova York, além de representantes de diversos governos, participaram também executivos de empresas de energia, instituições financeiras, bancos multilaterais e o Diretor-Geral da Agência Internacional para Energias Renováveis.

Eólica no Brasil

Atualmente, o Brasil conta com mais de 26 gigawatts (GW) de capacidade instalada, em mais de 900 parques eólicos localizados em 12 Estados. Esse número representa mais de R$ 200 bilhões investidos, durante mais de uma década.

O desenvolvimento de projetos eólicos offshore traz novas oportunidades de investimentos para o país. Até o momento, o Brasil já reúne mais de 80 projetos anunciados, que juntos totalizam mais de 200 GW de capacidade instalada prevista.

Veja também

BMG Energia propõe criação de hub de energia renovável no sudoeste baiano

A BMG Energia, representada pelo diretor executivo, Cláudio Semprine, pelo diretor de novos negócios, Caio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!