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terça-feira 24 de setembro de 2024 às 14:17h

Meta se destaca como líder em fornecimento de mídia para eleições de 2024

ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


Até o último domingo (22), a Meta, dona do Facebook e do Instagram, já recebeu mais de R$ 51,2 milhões de candidatos brasileiros — fato que o coloca maior fornecedor das eleições de 2024. Em comparação com o último pleito municipal, em 2020, o valor já é maior em quase R$ 14 milhões.

Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). + Leia mais notícias de Política em Oeste A empresa de Mark Zuckerberg tem anúncios ativos no Facebook e Instagram. As redes posicionam a marca Meta, do empresário, como a de maior receita entre fornecedores das eleições 2024.

Nestas eleições, Zuckerberg não conta com a concorrência do Google. A big tech anunciou não aceitar impulsionamento de conteúdos de candidatos. Usuários do Instagram e Facebook no Brasil Meta é proprietária do Instagram, Facebook e WhatsApp.

Segundo a pesquisa Data Reportal 2024, o Instagram possui 134,6 milhões de usuários ativos no Brasil.

O Facebook, por sua vez, conta com 111,3 milhões de contas cadastradas. O valor de 22 de setembro, no entanto, ainda é menor do que em 2022, quando Zuckerberg faturou R$ 129,3 milhões nas eleições brasileiras. No mesmo pleito, o Google embolsou R$ 126,2 milhões. As gigantes da tecnologia foram as duas empresas que mais lucraram com as eleições de 2022.

Principais fornecedores das eleições de 2024

Em 2024, o segundo colocado no ranking de fornecedores é a companhia de pagamentos dLocal, com quase R$ 31 milhões recebidos.  A empresa tem como clientes outras big techs, como Amazon e Netflix. Em 2022, teve a terceira maior verba de recebimentos e foi a líder em 2020. Além da Meta e da dLocal, o top 5 de empresas fornecedoras das eleições de 2024 são: Essent Contabilidade (R$ 17 milhões), M. Romano Comunicação (R$ 13,4 milhões) e Adyen Instituição de Pagamento (R$ 11 milhões). Leia também: “Um dia de liberdade”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 235 da Revista Oeste No total, os candidatos já registraram mais de R$ 3 bilhões em gastos com fornecedores. Além do Google, outro potencial concorrente da Meta seria o TikTok. No entanto, até o momento, o CNPJ da companhia divulgou apenas R$ 55 em recebimentos.

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