O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, e o chefe do Republicanos, Marcos Pereira, tiveram uma conversa estratégica na semana passada com foco na formação de uma federação entre as duas legendas. O encontro marcou um avanço significativo nas tratativas entre os partidos, que agora iniciam uma nova etapa do processo.
De acordo com Baleia Rossi, a proposta de federação evoluiu e, neste momento, os dirigentes das duas siglas vão se debruçar sobre os cenários estaduais. O objetivo é avaliar as condições políticas locais, identificar eventuais divergências e alinhar as expectativas com os diretórios e filiados de cada estado.
A federação, que exige atuação conjunta das siglas por no mínimo quatro anos, demanda um nível elevado de alinhamento político e programático. Por isso, esse período de consultas às bases será fundamental para garantir a viabilidade da união e a adesão interna.
A expectativa é que, ao final dessas conversas regionais, Baleia Rossi e Marcos Pereira se reencontrem em até duas semanas para tomar uma decisão definitiva sobre a formação da federação.