Segundo a coluna de Nonato Viegas, no Bastidor, Duda Lima, marqueteiro da campanha à reeleição de Jair Bolsonaro (PL), quer que o presidente e seus ministros apareçam mais na TV e dêem entrevistas nos próximos dias. O pedido foi feito na reunião de coordenação da campanha ocorrida na terça-feira (12).
A ideia é que Bolsonaro fale com veículos populares de alcance nacional e regional sobre programas sociais e as ações do governo, em especial o reajuste do Auxílio Brasil para R$ 600. O objetivo é atingir eleitores para além da bolha bolsonarista.
Outro ponto levantado pelo marqueteiro e demais membros da coordenação de campanha é que a agenda do presidente esteja mais alinhada aos interesses eleitorais. Pediram que Bolsonaro dê prioridade a mais viagens pelo Nordeste e a compromissos em Brasília capazes de agregar eleitores.
O grupo quer que o gabinete da Presidência da República se reporte à coordenação de campanha para que os movimentos de Bolsonaro sejam pensados para garantir a ampliação de votos.
As orientações de Duda Lima são óbvias para uma campanha e combinam com recomendações feitas pelo ministro Ciro Nogueira e pelo dono do PL, Valdemar Costa Neto.
A questão é se conseguirá. Até agora, Bolsonaro se manteve fiel à sua postura belicista, voltada para os convertidos. A ideia de que sua equipe no Planalto se reporte à campanha pode gerar problemas internos.