terça-feira 29 de abril de 2025
Foto: Reuters
Home / Mundo / MUNDO / Mais de mil manifestantes são presos na Turquia em protestos contra prisão de prefeito de Istambul
terça-feira 25 de março de 2025 às 07:01h

Mais de mil manifestantes são presos na Turquia em protestos contra prisão de prefeito de Istambul

MUNDO, NOTÍCIAS


Na Turquia, 1.133 pessoas foram detidas durante uma onda de protestos contra a prisão do prefeito de Istambul, Ekrem İmamoğlu, um dos principais opositores do presidente Recep Tayyip Erdoğan.

As manifestações, iniciadas na última quarta-feira (19), são consideradas as maiores registradas no país nos últimos dez anos. Os atos têm como foco a descontentamento diante da prisão de İmamoğlu, acusado de corrupção e terrorismo.

O protesto ganhou ainda mais força depois que o tribunal turco manteve a detenção do prefeito, decisão classificada como arbitrária por seus aliados políticos.

No mesmo dia da decisão judicial, İmamoğlu foi oficializado como candidato à presidência da Turquia, o que gerou reações acaloradas entre seus apoiadores. O governo de Erdoğan, que está no poder há 22 anos, respondeu duramente às manifestações. O presidente chamou os protestos de “movimento de violência” e acusou a oposição de incitar a população.

As prisões em massa evidenciam a crescente tensão política no país, especialmente em um momento em que a disputa eleitoral se aproxima.

Veja também

Bahia terá maior fazenda de cacau do mundo, com investimento de R$ 1,6 bilhão

O produtor rural e atual presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!