terça-feira 24 de junho de 2025
Foto: Reprodução/TV Globo
Home / DESTAQUE / Macron cobra Lula sobre Ucrânia: “Há um agressor e um agredido”; veja vídeo
quinta-feira 5 de junho de 2025 às 14:23h

Macron cobra Lula sobre Ucrânia: “Há um agressor e um agredido”; veja vídeo

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


Apesar das demonstrações de proximidade e harmonia para com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o líder francês, Emmanuel Macron, adotou um tom de exortação com o petista ao abordar o tema da guerra na Ucrânia. Em coletiva de imprensa conjunta com o brasileiro, o chefe de Estado europeu defendeu que não cabe neutralidade nessa questão, frisando que a Rússia é a agressora, e a Ucrânia a agredida.

– Há um agressor, a Rússia, e um agredido, a Ucrânia. Todos queremos a paz, mas os dois não podem ser tratados em pé de igualdade. A proposta dos Estados Unidos de um cessar-fogo foi aceita pelo presidente [da Ucrânia, Volodymyr] Zelensky, em março e ela continua a ser recusada pelo presidente [Vladimir] Putin. Ele iniciou a guerra e não quer um cessar-fogo – cravou Macron.

Assista:

O presidente francês argumentou que o Brasil tem um “papel muito importante a desempenhar na iniciativa” para um cessar-fogo, articulado com a China.

– O papel do Brasil e da China é defender a resolução desse conflito e a paz em pleno respeito à Carta da ONU. Essa carta prevê o respeito à integridade territorial dos Estados, e ela foi violada por só um país, a Rússia, não a Ucrânia. Então, busquemos a paz, mas não nos enganemos: só há um país que violou o direito internacional e ele, infelizmente, é um integrante permanente do Conselho de Segurança. Há um só país que lançou essa guerra e há um só país que recusa a paz – reiterou.

Apesar da fala de Macron, Lula evitou fazer críticas diretas à Rússia, país onde esteve no último mês para comemorar as celebrações dos 80 anos do Dia da Vitória sobre os nazistas. Ele limitou-se a afirmar que, no começo do conflito, o “Brasil se posicionou contra a ocupação territorial que a Rússia fez no território ucraniano e ao mesmo tempo o Brasil se posicionou contra a guerra”. Também mencionou que o “Brasil e a China construíram um documento e uma proposta de 13 países emergentes para discutir um grupo de amigos e tentar encontrar uma solução”.

Lula ainda condenou a operação feita com drones pela Ucrânia em território russo no último domingo (1°), uma ação que foi comparada por analistas com a estratégia do cavalo de troia e que foi capaz de destruir 41 aeronaves de guerra com capacidade nuclear, sem causar vítimas e com baixo custo operacional.

Veja também

Dólar passa a subir após notícias sobre novos ataques do Irã; Ibovespa recua quase 1%

O dólar à vista passou a operar em leve alta ante o real nesta segunda-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!