O presidente Lula da Silva (PT) chega ao México ainda nesta noite de domingo (29), onde participa da posse da presidente eleita, Claudia Sheinbaum, que será a primeira mulher a comandar o país. A cerimônia está marcada para o terça, dia 1° de outubro.
Nesta segunda-feira (30), Lula terá encontros bilaterais com o atual presidente do país, López Obrador, e sua sucessora, e participa de um fórum empresarial Brasil-México com cerca de 400 empresários.
Esta é a terceira visita oficial de Lula ao México como presidente. Ele esteve no país em seus mandatos anteriores, em 2003 e 2007.
A secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Gisela Padovan, traçou um panorama das relações entre os dois países e afirmou que há convergências em temas importantes como meio ambiente, comércio e reforma da governança global.
“Considero que é um momento muito promissor para as relações bilaterais pela convergência de visões em vários temas. A presidente eleita é uma cientista com especialização em ciência climática, então, acho que meio ambiente necessariamente é um tema que une os dois países”, disse.
O México é sexto parceiro comercial do Brasil e o quinto principal destino das exportações brasileiras. Entre 2020 e 2023, o comércio bilateral entre os países ultrapassou US$ 14 bilhões, o que representou crescimento de 15% na comparação com o período entre 2020 e 2022. “Temos um comércio diversificado e de alto valor agregado”, disse Gisela Padovan.