quarta-feira 4 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/TV Brasil
Home / DESTAQUE / Lula recebe vaias do público durante cerimônia no Chile; veja vídeo
segunda-feira 5 de agosto de 2024 às 15:23h

Lula recebe vaias do público durante cerimônia no Chile; veja vídeo

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


Em visita oficial ao Chile, o presidente Lula da Silva (PT) foi vaiado pelo público que acompanhava sua participação na manhã desta segunda-feira (5) em uma cerimônia no monumento em homenagem ao general Bernardo O’Higgins, em Santiago.

As vaias, que podem ser ouvidas no vídeo transmitido pelo Agência Brasil – canal que transmite as cerimônias e eventos oficial do governo federal – ocorreram no momento em que a cerimônia anuncia a participação do presidente no ato.

Assista:

A manifestação não atrapalhou o transcorrer da cerimônia, que foi acompanhada por ministros como Alexandre Silveira (Minas e Energia), Nísia Trindade (Saúde), Carlos Fávaro (Agricultura) e Mauro Vieira (Relações Internacionais). Representantes do governo chileno estavam entre os participantes.

Durante a cerimônia que precedeu o encontro de Lula com o presidente do Chile, Gabriel Boric, o brasileiro depositou flores na estátua do general responsável por libertar o Chile e que é considerado o pai da pátria chilena.

Posição sobre a Venezuela e popularidade no Chile

A chegada de Lula ao Chile ocorre em meio a uma série de impasses envolvendo a Venezuela. Oficialmente, o Brasil não reconheceu a vitória de Nicolás Maduro, conforme proclamado pelo Conselho Eleitoral Nacional (CNE) no fim do mês de julho, e declarou que ainda aguarda a divulgação das atas eleitorais para se manifestar sobre o resultado.

Entretanto, Lula tem evitado criticar o governo de Maduro. Soma-se a situação a nota divulgada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) – na qual a cúpula executiva do partido de Lula reconhece que Maduro se reelegeu na Venezuela.

O posicionamento é bem diferente da postura adotada por Gabriel Boric que, embora seja um político de esquerda, também é um dos maiores críticos de Maduro. Após a proclamação do resultado no dia 28 de julho, Boric foi um dos primeiros líderes a questionar os resultados, considerando-os “difíceis de acreditar” e exigindo transparência.

Sobre a crise no país comandado por Nicolás Maduro, uma pesquisa do Instituto chileno Cadem mostra que 94% da população chinesa pensa que a Venezuela vive uma ditadura, e 91% dos entrevistados acreditam que as últimas eleições não foram democráticas.

Apesar da baixa popularidade de Boric entre os chilenos (70% desaprovam o governo, segundo o Instituto Cadem), 87% da população revelou estar de acordo com a postura adotada pelo presidente sobre a Venezuela.

Veja também

Arthur Lira pauta requerimentos de urgência para projetos do pacote fiscal na Câmara

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pautou dois requerimentos de urgência para dois projetos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!