terça-feira 24 de junho de 2025
Lula e Macron durante cerimônia de boas-vindas ao brasileiro em Paris. - Foto: Reprpdiução/Reuters
Home / DESTAQUE / Lula é recebido por Macron em Paris e inicia compromissos oficiais
quinta-feira 5 de junho de 2025 às 06:21h

Lula é recebido por Macron em Paris e inicia compromissos oficiais

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente Lula da Silva (PT) foi recebido pelo líder da França, Emmanuel Macron, em uma cerimônia oficial de boas-vindas em Paris nesta quinta-feira (5), na Esplanada dos Inválidos.

Em seguida, o brasileiro se reúne com Macron no Palácio do Eliseu, sede do governo francês, onde deve realizar uma cerimônia de assinatura de atos e de declarações à imprensa.

Lula chegou ao país na quarta-feira (4), por volta das 8h30 (horário de Brasília), acompanhado por uma comitiva de autoridades brasileiras, entre elas o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e a ministra do meio Ambiente, Marina Silva, além da primeira-dama Janja.

Durante a visita de Estado, além da capital francesa, o presidente irá às cidades de Toulon, Nice e Lyon, permanecendo no país até a próxima segunda-feira (9).

Os líderes vão tratar ainda de temas bilaterais e da agenda internacional, como Estados Unidos e conflitos na Faixa de Gaza e na Ucrânia.

Outros assuntos como a reforma da governança global, a defesa do multilateralismo, o combate ao extremismo e a preparação para a COP30, a Cúpula do Clima, que acontece em novembro em Belém do Pará.

Lula também deve defender a regulamentação das redes sociais no cenário global e irá visitar uma base de submarinos nucleares.

Há expectativa de um anúncio de investimentos, além da assinatura de acordos de cooperação em vacinas, segurança pública, educação, ciência e tecnologia.

Está prevista uma declaração climática conjunta dos dois países e discussões sobre a possibilidade da assinatura do acordo Mercosul-União Europeia.

Veja também

Dólar passa a subir após notícias sobre novos ataques do Irã; Ibovespa recua quase 1%

O dólar à vista passou a operar em leve alta ante o real nesta segunda-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!