O presidente Lula da Silva (PT) criticou a operação Lava Jato, que investigou desvios na Petrobras e da qual o petista foi alvo, e afirmou que a venda de subsidiárias piorou a situação da estatal do petróleo.
Lula deu as declarações durante evento de inauguração, em Itaboraí (RJ), do “Complexo de Energias Boaventura” – novo nome para o Comperj, obra símbolo da Lava Jato.
Para o petista, a “tentativa” da Lava Jato não era “prender corrupto”, mas “desmoralizar a Petrobras aos olhos da sociedade” para possibilitar a venda da empresa e suas subsidiárias a valores mais baratos.
Ele disse também que a operação prejudicou os trabalhadores da empresa que nada tinham a ver com esquemas de corrupção. E que a venda das subsidiárias não melhorou os serviços prestados pela Petrobras.
“Se você quiser prender um corrupto, você prenda o corrupto. Se você quiser dizer que uma empresa roubou, quem roubou não foram os trabalhadores. Foi algum corrupto, algum corruptor. Então você pega ele e pune, mas deixa a empresa produzir, gerar emprego, salário, renda”, afirmou Lula.
Durante discurso, o petista também chamou de “bando de imbecil” pessoas que defendem a privatização da Petrobras.
“Quantas vezes já tentaram privatizar a Petrobras? quantas vezes tentaram mudar de nome a Petrobras? quantas vezes tentaram dizer pra vender a Petrobras, porque o petróleo vai acabar e não vai valer de nada? isso é um bando de imbecil, que fala isso”, afirmou o petista.
“É um bando de imbecil. Porque o dia que acabar um petróleo, a Petrobras será a maior empresa produtora de biocombustível, de etanol, de hidrogênio verde desse país. A Petrobras é mais do que uma indústria de óleo e petróleo, é uma indústria de energia”, completou Lula.
O presidente também criticou processos de privatização de estatais, dizendo que a venda de ativos não se converteu em benefícios à população.
“A Vale ela está melhor agora que foi privatizada ou era melhor quando era empresa do Estado brasileiro? A Eletrobras está melhor agora ou estava melhor quando estava na mão do Estado?”, indagou.
“O que melhorou para o consumidor brasileiro a venda da BR Distribuidoras? Barateou o combustível? Estão fazendo entrega na casa da gente? Não estão. Eles apenas se apoderaram de uma empresa que daria lucro para Petrobras para tirar um pedaço da Petrobras. A mesma coisa fizeram com a empresa de gás”, acrescentou o petista.
Fala sobre concurseiros
Durante pronunciamento, Lula fez uma fala controversa diante de pessoas que prestaram concurso público para trabalhar na Petrobras. O petista afirmou que o povo que o elegeu presidente “é mais inteligente do que quem faz concurso”.
“Eu estou aqui com essa camisa da Petrobras porque eu, embora não tenha sido petroleiro, certamente pela minha formação profissional, e pelo pouco de tempo de escolaridade que eu tive, eu jamais passaria no concurso da Petrobras. Mas, como o povo é mais inteligente do que quem faz concurso, o povo achou que eu deveria ser presidente”, declarou.
Novas críticas ao Banco Central
Lula também criticou especialistas do mercado financeiro e dirigentes do Banco Central que se opõem à concessão de aumentos reais para o salário mínimo argumentando que a medida pode gerar inflação.
Para o petista, pensamentos como esse são sinais de insensatez e desumanidade.
“Agora vem o cara do Banco Central e fala: ‘Não pode aumentar o salário mínimo, esse negócio de pleno emprego pode causar inflação’. Eu fico pensando: ‘Onde que essas pessoas estudaram? Em que Deus essas pessoas acreditam? Será que é verdade que acreditam em Deus? Porque não é possível que alguém que é cristão seja tão insensato, desumano, pense tanto só em si”, declarou.