O presidente Lula da Silva (PT) participou neste sábado (5) da abertura do Fórum Empresarial do Brics, no Rio de Janeiro. Em seu discurso, destacou a importância do bloco para a economia mundial. “Os onze membros plenos do Brics já superam 40% do PIB global em paridade de poder de compra. Em 2024, enquanto o mundo cresceu 3,3%, registramos uma expansão média de 4% nos países do Brics”, afirmou.
Este ano seguiremos em ritmo superior. Com o crescimento de países parceiros e convidados, consolidamos o grupo como um polo aglutinador de economias prósperas e dinâmicas”, acrescentou.
Lula lembrou a contribuição do bloco para a implementação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, além de outros avanços no fortalecimento da segurança alimentar no mundo. “Crédito rural, fomento à agricultura de baixo carbono e restauração de terras degradadas potencializam nossa capacidade de produzir alimentos para o mundo. O Brics foi essencial para a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Fortalecer o complexo industrial da saúde amplia o acesso a medicamentos e é fundamental para superar doenças socialmente determinadas que afligem os mais vulneráveis”.
E reforçou o apelo pela paz para que as nações possam se desenvolver.
O fim das guerras e dos conflitos que se acumulam é uma das responsabilidades de chefes de Estado e de governo. É patente que o vácuo de liderança agrava as múltiplas crises enfrentadas por nossas sociedades. Estou certo de que este Fórum e a Cúpula do BRICS que se inicia amanhã aportarão soluções. Ao invés de barreiras, promovemos integração”, pontuou Lula.
Os debates do Fórum empresarial antecedem a Cúpula dos Chefes de Estado do Brics, que ocorre neste domingo (6) e segunda-feira (7). Os assuntos discutidos no evento serão sobre o desenvolvimento econômico sustentável, com destaque para estratégias de comércio e segurança alimentar, transição energética, descarbonização, desenvolvimento de habilidades e economia digital, além de financiamento e inclusão financeira.
Sobre o evento
O encontro é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), coordenadora do Conselho Empresarial do Brics (Cebrics) e da Women’s Business Alliance (WBA), grupos de engajamento do setor privado dos países membros, durante a presidência brasileira do bloco.
Quatro painéis temáticos com a participação de gigantes do setor industrial dos países membros discutirão temas como o fortalecimento do comércio e segurança alimentar no Brics, transição energética e descarbonização, transição verde e digital e estratégias de financiamento para a agenda de desenvolvimento do Brics.
O Fórum também será palco do anúncio dos vencedores das competições “Brics Solutions Awards” e “Brics Women’s Startup Contest”. Com um total de 500 inscrições provenientes de países como Rússia, Brasil, China, Índia e África do Sul, o “BRICS Solutions Awards” premia 18 soluções criativas e sustentáveis em seis categorias, incluindo bioeconomia, financiamento inovador, segurança alimentar e transformação digital.
O “Brics Women’s Startup Contest”, um esforço conjunto do Sebrae e da WBA, recebeu inscrições de 1.032 startups, com destaque para Brasil, África do Sul e Índia. As 18 finalistas estarão presentes no evento, disseminando suas ideias criativas inscritas em seis categorias relacionadas a saúde e bem-estar, energia e infraestrutura.