sexta-feira 11 de julho de 2025
Ricardo Lewandowski, Ministro da Justiça em reunião no Palácio da Justiça — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
Home / DESTAQUE / Lewandowski ameniza frase de Lula sobre STF: “Não se pode levar fala literalmente”
quarta-feira 2 de julho de 2025 às 16:20h

Lewandowski ameniza frase de Lula sobre STF: “Não se pode levar fala literalmente”

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, amenizou, em entrevista à CNN nesta quarta-feira (2), uma declaração do presidente Lula da Silva (PT) sobre depender do STF (Supremo Tribunal Federal) para governar.

Mais cedo, nesta quarta, o chefe do Executivo comentou a decisão do governo de acionar o Supremo para validar o decreto que aumenta o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

“Se eu não entrar com recurso no Poder Judiciário, se eu não for à Suprema Corte…ou seja, eu não governo o país”, disse Lula entrevista à TV Bahia.

Questionado a respeito da frase do mandatário, Lewandowski disse que “não se pode levar a expressão do presidente literalmente”.

“Nós vivemos um presidencialismo de coalizão, em que o presidente depende do beneplácito do Congresso Nacional para tomar decisões importantes. Temos um sistema político-partidário muito fragmentado. Isso dificulta o diálogo”, discorreu o ministro.

Na sequência, o chefe da Justiça e da Segurança Pública argumentou que o Supremo é a instância certa para a resolução do impasse acerca do IOF.

“Não há surpresa, não há confronto, quando se leva uma questão ao STF ou ao Poder Judiciário. Uma questão institucionalmente controvertida, naturalmente, será decidida pelo Poder Judiciário, no caso pelo STF, porque envolve dois Poderes da República”, finalizou Lewandowski.

Veja também

Ouvidoria da Câmara de Salvador completa 20 anos de escuta cidadã; a Casa possui 476 anos e é a mais antiga do Brasil

A Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador celebrou, na manhã desta quinta-feira (10), duas décadas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!