sexta-feira 19 de julho de 2024
Foto: Yui Mok/AFP
Home / DESTAQUE / Keir Starmer é oficializado premier após reunião com rei Charles III no Palácio de Buckingham
sexta-feira 5 de julho de 2024 às 09:19h

Keir Starmer é oficializado premier após reunião com rei Charles III no Palácio de Buckingham

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


O líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, foi oficialmente nomeado primeiro-ministro do Reino Unido, nesta sexta-feira (5). Em reunião com o rei Charles III, no Palácio de Buckingham, Starmer recebeu do monarca a missão de formar um novo governo, após levar a esquerda britânica à primeira vitória em 14 anos. Discursando em frente à sede do governo, em Downing Street, o novo premier afirmou que “o trabalho começa imediatamente”.

— Boa tarde. Eu acabo de chegar do Palácio de Buckingham, onde eu aceitei o convite de sua majestade, o rei, para formar o próximo governo desta grande nação — afirmou Starmer, em seu primeiro discurso como premier, a apoiadores reunidos em frente a Downing Street.

De acordo com um comunicado emitido pelo Palácio de Buckingham, Charles III e Starmer tiveram uma audiência, na qual o rei solicitou que o trabalhista “formasse uma nova administração”. Ainda de acordo com o comunicado, Starmer “aceitou a oferta de sua majestade e beijou as mãos ao ser nomeado primeiro-ministro e primeiro-lorde do Tesouro”.

Keir Starmer cumprimenta o rei Charles III no Palácio de Buckingham — Foto: Yui Mok/AFP

Starmer foi apontado como o grande responsável pela vitória do Partido Trabalhista nas eleições de quinta-feira. Responsável por uma repaginação da legenda após a derrota em 2019, aproximando-se do centro e abandonado posturas mais ideológicas de seu antecessor, Jeremy Corbyn, Starmer viu os trabalhistas conquistarem uma super maioria, com 411 cadeiras no Parlamento — mais de 200 a mais em comparação a legislatura anterior.

No início de seu discurso inaugural, Starmer fez um aceno ao ex-primeiro-ministro Rishi Sunak, grande derrotado da eleição de quinta-feira, liderando os conservadores ao pior resultado nas urnas desde a Segunda Guerra Mundial. O trabalhista agradeceu ao rival e disse que seu esforço pelo país merecia reconhecimento.

— Eu gostaria de agradecer ao primeiro-ministro de saída, Rishi Sunak. Seu feito de se tornar o primeiro premier britânico de origem asiática em nosso país, o esforço extra que isso deve ter requerido não deve ser subestimado por ninguém — disse Starmer. — Eu também olho para isso hoje e precisamos reconhecer a dedicação e o trabalho duro que ele teve em sua liderança.

Ao se despedir de Downing Street e anunciar que entregaria o cargo e a liderança do partido, após a derrota eleitoral confirmada, Sunak reconheceu a derrota e fez um aceno ao rival trabalhista, ao afirmar que “os sucessos dele serão todos os nossos sucessos” e desejando felicidades a ele e à sua família.

Veja também

Justiça absolve Sérgio Cabral em ação sobre à saúde pública

A 9ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro absolveu numa ação de improbidade …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!