quinta-feira 27 de março de 2025
Gilberto Kassab e Raquel Lyra — Foto: Divulgação
Home / ELEIÇÕES 2026 / Kassab projeta candidatura de Raquel Lyra à Presidência da República a partir de 2030
terça-feira 11 de março de 2025 às 17:14h

Kassab projeta candidatura de Raquel Lyra à Presidência da República a partir de 2030

ELEIÇÕES 2026, NOTÍCIAS


O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou na última segunda-feira (10) que a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, pode ser candidata à Presidência da República pelo partido a partir das eleições de 2030. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa no evento de filiação de Lyra a sua sigla.

— Não tenho dúvidas de que, com a reeleição de Raquel, o Brasil começará a sonhar com ela na Presidência — afirmou Kassab, que também anunciou a nomeação da governadora como presidente estadual do PSD, substituindo André de Paula.

Kassab afirmou ainda que Raquel Lyra é uma das mulheres mais proeminentes da política atual e manifestou esperança de que ela será reeleita em 2026.

O evento de filiação ocorreu em Recife e contou com a presença dos três ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que fazem parte do PSD Alexandre Silveira (Minas e Energia), Carlos Fávaro (Agricultura) e André de Paula (Aquicultura e Pesca). As senadoras Eliziane Gama (MA) e Zenaide Maia (PB) também prestigiaram a pernambucana.

Primeiro a discursar, André de Paula disse estar emocionado com a filiação de Raquel Lyra, a quem classificou como uma das maiores lideranças nacionais.

— Hoje, estou entregando a presidência estadual a Raquel Lyra, que nos liderará. Raquel, você sabe que eu tinha uma vontade enorme de estar ao seu lado. A casa é sua, e nós vamos ganhar a próxima eleição — declarou o ministro.

Alexandre Silveira, por sua vez, prometeu auxílio à governadora da Esplanada dos Ministérios, em nome dos três titulares.

— Nós, três ministros, vamos trabalhar para defender os interesses de Pernambuco com Raquel. Nós estaremos de mãos dadas para mostrar a importância de você continuar defendendo os interesses como governadora (…) nossos gabinetes vão se estender por todos de Brasília.

A presença de ministros e aliados do governo federal reforçou a intenção de Raquel Lyra de estreitar laços com o Planalto. Nas últimas semanas, a governadora tem intensificado articulações em Brasília, especialmente com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), a quem considera um aliado próximo. Em Pernambuco, o PT está dividido enquanto a ala estadual apoia Lyra, o diretório municipal mantém aliança com João Campos.

A saída de Raquel Lyra do PSDB reflete a fragilidade do partido em nível nacional. No PSD, a governadora terá acesso ampliado a recursos partidários, considerados estratégicos para sua candidatura à reeleição em 2026. Outro fator relevante é o tempo de propaganda eleitoral. Com 42 deputados federais e o maior número de prefeituras do país, o PSD oferecerá a Lyra um tempo de televisão significativamente maior, o que será crucial em um eventual confronto com João Campos, que deve reunir grande parte da esquerda em uma coligação.

Veja também

Funcionários da Petrobras fazem greve em defesa do home office e PLR

Os petroleiros realizam uma ‘greve de advertência’ com duração de 24 horas nesta quarta-feira (26). …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!