terça-feira 19 de outubro de 2021
Foto: Divulgação / MP-BA
Home / JUSTIÇA / José Luiz da Fonseca é empossado no cargo de procurador de Justiça
terça-feira 21 de setembro de 2021 às 06:44h

José Luiz da Fonseca é empossado no cargo de procurador de Justiça

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Simplicidade, serenidade e humildade foram as palavras mais lembradas nas homenagens feitas a José Luiz da Fonseca, que foi empossado na tarde da última segunda-feira (20) no cargo de procurador de Justiça do Ministério Público estadual. A procuradora-geral de Justiça Norma Angélica Cavalcanti, que presidiu a sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, destacou que o MP-BA sente-se em festa para homenagear José Luiz da Fonseca, que conquistou o ápice na carreira após 44 anos de trabalho na Instituição pelo critério de merecimento. “Uma atuação destacada como promotor de Justiça e como promotor-corregedor, que teve o reconhecimento da população para quem serviu. Esse é um dos maiores méritos que poderia alcançar, pois sempre levantou a bandeira do respeito, da honestidade, hombridade, solidariedade, ética e responsabilidade diante de suas atribuições, dando o melhor de si”, afirmou a chefe do MP baiano.

Natural do Município de Belmonte, José Luiz da Fonseca ingressou no MP em 19 de julho de 1977 e atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Maraú, Belmonte, Canavieiras, Camacã e Itabuna. Em 1995, foi promovido para Salvador, onde foi titular, à época, da curadoria de incapazes e ausentes e das Promotorias da família e da cidadania, que se tornaram, posteriormente, de direitos humanos. Ocupou, também, os cargos de promotor de Justiça corregedor e de coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Cíveis, Fundações e Eleitorais (Caocife).

“Eu encontrei no Ministério Público uma das razões para viver e um dos motivos para sonhar na realização de uma Justiça que fosse igual para todos. Os sonhos nos incitam a lutar para que possamos realizá-los e hoje realizo meu ‘sonho azul’ de chegar ao topo da carreira”, destacou o recém-empossado procurador de Justiça. Ele recebeu das suas filhas Aline e Carolina Mota Fonseca a Medalha da Ordem do Mérito. Em seu discurso, agradeceu aos colegas de trabalho, aos servidores da Instituição, estagiários, a equipe de serviços-gerais e à sua família, fazendo uma emocionante homenagem em memória dos seus pais.

A corregedora-geral do MP-BA, procuradora de Justiça Cleonice de Souza Lima, destacou que “José Luiz Fonseca foi promovido pelo merecimento de quem em silêncio soube ter paciência. Atuou com honradez e jamais foi negligente ou descortês, mantendo-se altivo e humilde”. Ele também recebeu homenagens do presidente da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb), promotor de Justiça Adriano Marques. “Espero que você bata mais um recorde deixando a Bahia como o estado que possui o membro com mais anos em atividade no MP até chegar o momento da sua aposentadoria compulsória”, destacou.

Veja também

‘Serão tomadas todas as providências’, diz Aras sobre relatório da CPI da Covid

O procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou neste último domingo (17), em entrevista ao Canal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!