sexta-feira 19 de abril de 2024
Home / NOTÍCIAS / Jornalista Letícia Muhana ganha Título de Cidadã de Salvador
sábado 17 de agosto de 2019 às 06:17h

Jornalista Letícia Muhana ganha Título de Cidadã de Salvador

NOTÍCIAS


A jornalista carioca Letícia Muhana tem muita aproximação com a capital baiana, onde morou, estudou na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e iniciou a profissão. Esse vínculo com a cidade foi reconhecido pela Câmara Municipal com a outorga do Título de Cidadã de Salvador. A honraria foi entregue em sessão solene dirigia pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD), na noite da última quinta-feira (15), no Plenário Cosme de Farias. O vereador Demetrio Oliveira (DEM) propôs a homenagem.“

Letícia é uma grande referência no jornalismo nacional”, afirmou o presidente Geraldo Júnior. Ainda em sua fala, disse que o projeto de resolução que possibilitou a homenagem foi aprovado por unanimidade. Destacou também que a Câmara homenageou os atores Antonio Pitanga e Othon Bastos, retribuindo o carinho de todo o Brasil. O presidente Geraldo Júnior encerrou o seu pronunciamento afirmando que Letícia já pode falar “sou soteropolitana”, pois aqui “você se sente amada”.

Em sua saudação, Demetrio Oliveira traçou um pequeno perfil biográfico da homenageada destacando o seu nascimento no Rio de Janeiro em 1953. Lembrou que os seus pais são baianos e “os avós paternos emigraram para o Brasil vindos da Síria e do Líbano”. Lembrou também que a homenageada estagiou na área de jornalismo na Tribuna da Bahia e em seguida ingressou na TV Aratu, então afiliada da Rede Globo. “A partir daí a televisão se transformou no mundo de Letícia”, frisou Demétrio.

Na TV Aratu, acrescentou o vereador, “Letícia teve diversas funções, atuando como produtora, repórter, chefe de reportagem e de redação de jornalismo”. Segundo Demétrio, a vida de Letícia deu uma guinada em 1984 quando foi convidada por Alberico de Sousa Cruz, diretor da Central Globo de Jornalismo, para trabalhar como editora do RJTV. “A sua chegada ao Rio de Janeiro, em 10 de abril, coincidiu com o comício das Diretas Já, que reuniu cerca de um milhão de pessoas na Candelária”, recordou.

Ainda no seu discurso, o vereador destacou o seu crescimento profissional na Rede Globo, atuando no Jornal Nacional e nos canais fechados GloboNews e Viva. Demetrio frisou que “a contribuição de Letícia Muhana à nossa cidade encontra eco desde a sua escolha por estudar aqui, na Universidade Federal da Bahia”.

O vereador encerrou a sua fala informando que o jornalista Osmar Martins, mais conhecido como Marrom, foi quem sugeriu a homenagem. A honraria foi entregue pelo vereador Demetrio, pelo filho Victor Muhana e pela cunhada Rosana Muhana, que também fizeram parte da mesa de trabalho juntamente com os jornalistas José Amilcar e Osmar Martins.

Agradecimento

Emocionada e muito honrada com a cidadania soteropolitana, Letícia Muhana confessou que, quando criança, “odiava Salvador” e sofria muito em sala de aula por causa do sotaque carioca. Com o tempo, esse sentimento se transformou em amor e gratidão.

Ela narrou algumas passagens da fase estudantil na capital baiana e o ingresso no jornalismo, na Faculdade de Comunicação, de pois de transferida do curso de Administração. No jornalismo, destacou que os seus grandes mestres foram José Amilcar e Vera Martins.

“A partir de hoje posso dizer que sou baiana com h”, afirmou Letícia ao encerrar a sua fala.
Em breve pronunciamento, Osmar Martins disse que foi foca de Letícia, “uma influência importante em minha vida”. O jornalista destacou que a homenageada já merecia o título ao criar um programa especial para a Axé Music.

Ainda na sessão solene foi apresentado um vídeo com diversos depoimentos de amigos da homenageada e de colegas da televisão.
Acompanharam a outorga da honraria os cantores Edu Casanova e Ricardo Chaves e diversos colegas do jornalismo.

Veja também

Câmera mais rápida do mundo captura 156 trilhões de imagens por segundo

Pesquisadores da Universidade de Quebec, no Canadá, desenvolveram uma câmera que captura 156,3 trilhões de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas