Álvaro Damião Vieira da Paz, de 54 anos, é um jornalista e político brasileiro filiado ao União Brasil. Natural de Belo Horizonte, cresceu no bairro Concórdia, na região nordeste da capital mineira. Antes de ingressar na política, construiu uma carreira de 25 anos como repórter e apresentador em rádios e emissoras de TV, cobrindo eventos esportivos como cinco Copas do Mundo, duas Olimpíadas e três Jogos Pan-Americanos.
Em 2016, Álvaro Damião foi eleito vereador em Belo Horizonte e reeleito em 2020 com 12.742 votos, sendo o quinto mais votado naquele pleito. Durante seu mandato, exerceu o cargo de 2º vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal.
Em 2024, foi eleito vice-prefeito de Belo Horizonte na chapa de Fuad Noman (PSD), assumindo também a função de secretário de Governo. Sua indicação ao cargo de vice-prefeito pelo União Brasil fez parte de um acordo político com o aval do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).
Em janeiro de 2025, Álvaro Damião assumiu interinamente a prefeitura de Belo Horizonte devido à licença médica de Fuad Noman, que tratava uma pneumonia. Infelizmente, Fuad Noman veio a falecer em 26 de março de 2025, e Álvaro Damião assumiu definitivamente o cargo de prefeito da capital mineira.
Além de sua atuação política, em 2014, Damião fundou o Instituto Bacana Demais, uma organização sem fins lucrativos que presta serviços nas áreas de esporte, educação, cidadania, cultura, lazer e meio ambiente, atendendo aproximadamente 18 mil pessoas desde sua criação.
Com uma trajetória que transita entre a comunicação e a política, Álvaro Damião agora enfrenta o desafio de liderar Belo Horizonte, dando continuidade aos projetos e iniciativas em andamento na cidade.