segunda-feira 25 de outubro de 2021
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / João Martins é reeleito por unanimidade presidente Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
segunda-feira 20 de setembro de 2021 às 07:08h

João Martins é reeleito por unanimidade presidente Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

NOTÍCIAS


João Martins obteve uma vitória exemplar como líder representante das produtoras e produtores agropecuários do Brasil.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) representa quase 2 mil sindicatos rurais patronais de todo território nacional e 27 federações estaduais que, reunidas através de seus presidentes em Brasília na última semana, o recolocaram no cargo para o quadriênio 2021/25. João Martins declarou: “necessitamos estar unidos para enfrentar desafios futuros“.

O ocorrido na CNA me inspirou a imaginar como poderia ser a condução do país se tivéssemos, da mesma forma, uma união com a defesa técnica e ética e colocando o Brasil em primeiro lugar, com um planejamento estratégico, integrando a CNA, com CNI, CNC, CNCOOP, CNT, CN Financeira, demais CN’s.

São as forças que fazem o PIB ocorrer através do empreendedorismo e do cooperativismo. E logicamente demais representações da sociedade civil organizada.

Um sonho? Quem sabe. Mas sem esquecer Raul Seixas: “sonho que se sonha só é só sonho, sonho que se sonha junto é realidade”.

Mas. claro, para que isso acontecesse precisaríamos de representações e de líderes que tivessem o talento de harmonizar os diferentes, de não confundir dissidentes com inimigos, e de não caírem em tentações de curto prazo, coisa natural dentro dos movimentos políticos partidários.

A eleição de João Martins, baiano, que já foi também presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – FAEB, por unanimidade de 27 federações e cerca de 2 mil Sindicatos, nos inspira e estimula.

O mundo apesar de não ser perfeito, pode sempre ser alvo dos aperfeiçoamentos, responsabilidade suprema da espécie humana na terra.

Vai ainda um ponto adicional sobre esta eleição, ocorreu sob um processo eleitoral comandado por uma comissão, com o presidente da ANATER – Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, Ademar Silva Jr; também com o presidente do conselho de administração da EMBRAPA, Fernando Camargo; e ainda com o presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), Nilson Leitão.

“Defender a agropecuária brasileira”, afirma João Martins.

Que isto nós inspire a reunir os demais macro setores do Brasil e defendermos juntos a nação, com representatividade e democracia, afinal: “quem alimenta cria o futuro”.

Biografia

Formado em Administração de Empresas, João Martins da Silva Junior possui uma trajetória profissional ligada à atividade pecuária há mais de 50 anos. Essa história começou na geração anterior à dele, quando João Martins, o pai, abatia bois para abastecimento de Salvador, ainda na década de 1940. Já nos anos de 1970, firmou-se como produtor de leite na Fazenda Grande Vista, em Feira de Santana, interior da Bahia. Foi fundador e 1º tesoureiro da Central de Cooperativas de Leite da Bahia (CCLB) e presidente interino da Associação Baiana de Criadores (ABAC). Na década de 1980, foi diretor e 1º vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB). Depois de um afastamento por cinco anos, retornou em 2000 para assumir a presidência da FAEB, cargo que ocupou até 2018. Desde 2012, vinha exercendo a 1ª vice-presidência da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), cargo que antecedeu a posição de presidente, que assumiu em 2015. Em 19 de setembro de 2017, foi eleito presidente da CNA para o quadriênio 2017- 2021. É também presidente e acionista da Agropecuária João Martins S/A.

João Martins foi Presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional da Bahia – SENAR/AR/BA (2000- 2015); Membro Suplente do Conselho Deliberativo do SEBRAE Nacional, Representando a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA (2012-2014); Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE Bahia (2009 – 2014); Membro Titular do Conselho do Comitê Estadual de Logística de Transporte – CELT, do Governo do Estado da Bahia, representando a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – FAEB (2013-2014); Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia – CODES, representando a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – FAEB (2010-2015); e Membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia – SECTI, Representando a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – FAEB (2004-2014).

Veja também

Vídeo: Ativistas climáticos colam as mãos no asfalto com cola instantânea; ao menos 52 foram presos

Centenas de ativistas realizaram em Londres (Reino Unido), na manhã desta segunda-feira (25), um protesto …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!