segunda-feira 27 de junho de 2022
Foto: Euro Amâncio
Home / NOTÍCIAS / João Leão cumpre agenda nesta quinta em Jaguaquara e Jequié
quinta-feira 23 de junho de 2022 às 06:42h

João Leão cumpre agenda nesta quinta em Jaguaquara e Jequié

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O vice-governador e pré-candidato a deputado federal João Leão (PP), cumpre agenda nesta quinta-feira (23) véspera de São João nas cidades de Jaguaquara e Jequié, região sudoeste da Bahia.

A Prefeita de Jaguaquara, Edione Agostinone (PP), é extremamente grato ao vice-governador pela parceria. Recentemente na cidade começou o estudo para exploração mineral no município, com a instalação da Mineradora Anglo-Australiana Rio Tinto, que começará a explorar Bauxita nas terras de Jaguaquara.

O município tem 55 mil habitantes e “Jaguaquara” é um termo tupi que significa “toca de onça”, através da junção dos termos îagûara (onça) e kûara (toca). Possui 111 indústrias, 55º lugar na posição geral do estado da Bahia e 1 261 estabelecimentos comerciais, 39ª posição dentre os municípios baianos. Seu parque hoteleiro registra 85 leitos. Registro de consumo elétrico residencial (Kwh/hab): 135,08 – 82º no ranking dos municípios baianos. Mas apesar dos avanços, um grande número de consumidores do município ainda fazem compras na cidade vizinha, de Jequié.

João Leão estará nesta quinta também em Jequié, do prefeito e presidente da UPB, Zé Cocá (PP). A cidade possui 160 mil habitantes. A palavra Jequié deriva da língua tupi: jequi: cesto afunilado, usado como armadilha para peixes.

Jequié: capital da Bahia

Importante episódio da história estadual foi a decisão inusitada tomada pelo então Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Aurélio Rodrigues Viana que, assumindo o governo em 1911, decretou a mudança da capital do estado, de Salvador para Jequié, ocasionando imediata reação do Governo Federal, que bombardeou Salvador e forçou a renúncia desse mesmo governador, que adotara a medida. Jamais tendo se constituído de fato, o gesto entretanto marcou a História da Bahia, como um dos mais tristes, sobretudo pelo o bombardeio da capital, provocando o incêndio da biblioteca pública, onde estava guardada a maior parte dos documentos históricos de Salvador.

Economia de Jequié

A pecuária e a agricultura foram a base de todo desenvolvimento de Jequié. No setor pecuário sua força se concentra principalmente na bovinocultura e caprinocultura, sem desmerecer os galináceos, a equinocultura, a ovinocultura e suinocultura.

O setor mineral é contemplado com a exploração de jazidas de granito das variedades “Kashmir Bahia” e “Verde Bahia”. Possui ainda reservas de ferro, mármore e calcário.

Outro fator importante na economia do município é o Poliduto de derivados de petróleo e álcool, da BAJEQ/Petrobras, que proporcionou a implantação das bases de distribuição das maiores empresas do setor, tais como: Petrobrás, Esso, Shell, Petroserra e outras. Tendo Jequié à condição de principal centro de distribuição de derivados de petróleo indo até parte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Veja também

TJ-BA vota proposta de cartório único para todos os serviços nos municípios baianos

Na quarta-feira (29) acontece no Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) a votação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!