segunda-feira 23 de junho de 2025
Foto: Reprodução/O Globo
Home / DESTAQUE / Jair Bolsonaro depõe no STF em sessão televisionada pelo PT
segunda-feira 9 de junho de 2025 às 08:18h

Jair Bolsonaro depõe no STF em sessão televisionada pelo PT

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Começam hoje, segunda-feira (9), os interrogatórios do chamado “núcleo 1” da trama golpista, liderado por Jair Bolsonaro. O ex-presidente será interrogado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), presidida pelo ministro Alexandre de Moraes. O depoimento acontece às 14h, com transmissão ao vivo pela TV Justiça, canal do Supremo no YouTube e pela TvPT, canal oficial do Partido dos Trabalhadores .

Participantes e ordem dos depoimentos

A série de depoimentos envolve oito réus do “núcleo crucial” acusado de planejar golpe após as eleições de 2022:

  1. Mauro Cid (ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator) – primeiro a depor, em virtude do acordo de delação.

  2. Alexandre Ramagem (ex-diretor da ABIN).

  3. Almir Garnier (ex-comandante da Marinha).

  4. Anderson Torres (ex-ministro da Justiça).

  5. Augusto Heleno (ex-chefe do GSI).

  6. Jair Bolsonaro.

  7. Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa).

  8. Walter Braga Netto (ex-ministro da Defesa e Casa Civil), que participará por videoconferência, pois está preso desde dezembro.

Os depoimentos seguem ordem alfabética, salvo o caso específico de Mauro Cid como primeiro da fila.

A sessão marca o início da fase de interrogatórios do chamado “núcleo 1”, composto por oito investigados que incluem ministros, generais e o próprio Bolsonaro .

A Sessão de hoje e transmissão ao vivo

O interrogatório será presidido pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, e ocorrerá na Primeira Turma do STF. A novidade desta fase é a cobertura em tempo real: além da tradicional TV Justiça e do canal oficial do STF no YouTube, o Partido dos Trabalhadores (PT), por meio de sua TvPT, transmitirá a sessão ao vivo — estratégia que já se replicou em episódios anteriores deste processo.

Cronograma da Semana

A agenda de interrogatórios segue até sexta-feira (13), com início das sessões já nos seguintes dias:

  • 10/6, às 9h

  • 11/6, às 8h

  • 12/6, às 9h

  • 13/6, às 9h

 Quem Deporá Hoje (Ordem)

  1. Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator premiado

  2. Alexandre Ramagem – ex-diretor da Abin e ex-deputado

  3. Almir Garnier – ex-comandante da Marinha

  4. Anderson Torres – ex-ministro da Justiça

  5. Augusto Heleno – ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional

  6. Jair Bolsonaro – ex-presidente da República

  7. Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa

  8. Walter Braga Netto – ex-ministro da Defesa e vice na chapa de Bolsonaro, deporá por videoconferência por estar preso desde dezembro.

Segundo a organização do Supremo, essa ordem cumpre o previsto pela lei para réus colaboradores (como Mauro Cid) e segue o critério alfabético.

Acusações e Posicionamentos

Os réus enfrentam acusações graves, como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado — com penas que, somadas, podem ultrapassar 30 anos de prisão.

Bolsonaro, que se declara perseguido, afirmou nas últimas semanas que irá “dizer a verdade” e rejeitou qualquer propósito de “lacrar” ou desafiar a corte durante suas respostas. Já o PT afirmou, de forma bem-humorada, que “prepare a pipoca” para acompanhar a transmissão via TvPT.

 Fase de Instrução & Próximos Marcos

Este momento representa a fase final da instrução processual, na qual são colhidas as defesas pessoais dos réus. Anteriormente, entre 19 de maio e 2 de junho, foram ouvidas 52 testemunhas, entre militares e políticos.

Após os interrogatórios, abre-se espaço para alegações finais, com acusação e defesa apresentando seus posicionamentos. Em seguida, a previsão é que a decisão final dos ministros — Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia — seja divulgada entre outubro e novembro deste ano.

Por que isso importa

Este depoimento é simbólico não só pela força política de Jair Bolsonaro, maior líder da oposição, mas também pelas implicações institucionais. Trata-se de uma das etapas mais visíveis de um processo que apura ações que, se confirmadas, ameaçariam a estabilidade democrática do país.

 Como acompanhar

  • Horário: Sessão inicia às 14h de hoje (9 de junho)

  • Onde assistir ao vivo:

    • TV Justiça

    • Canal do STF no YouTube

    • TvPT (canal online vinculado ao PT)

Veja também

Dólar passa a subir após notícias sobre novos ataques do Irã; Ibovespa recua quase 1%

O dólar à vista passou a operar em leve alta ante o real nesta segunda-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!