Após meses de especulações, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou nesta segunda-feira (15) J.D. Vance como sua escolha para vice-presidente nas eleições americanas de novembro. Senador por Ohio, o republicano não foi um apoiador de primeira ordem de Trump, mas tem fama de bom arrecadador de recursos — um fator importante em um país onde as vitórias políticas são obtidas ao custo de bilhões de dólares.
Vance era a alternativa mais jovem entre os pré-candidatos avaliados por Trump, com 39 anos. Ele serviu no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e chegou a ser enviado para missão no Iraque, antes de retornar ao seu país se formar em Ciência Política e Filosofia pela Universidade Estadual de Ohio e Direito pela Universidade Yale.
Vance ganhou fama ao publicar o livro “Hillbilly Elegy: A Memoir of a Family and Culture in Crisis”, um livro de memórias em que trata sobre a classe trabalhadora branca dos EUA.
Embora não tenha sido um apoiador de primeira ordem de Trump, sua capacidade de arrecadar grandes quantias de dinheiro para o partido chama a atenção — um fator importante em um país onde as vitórias políticas são obtidas ao custo de bilhões de dólares.