sábado 12 de julho de 2025
Masoud Pezeshkian, presidente do Irã |- Foto: Wikimedia Commons
Home / DESTAQUE / Irã no Brics: país se programa para trazer presidente ao Brasil em julho
quinta-feira 26 de junho de 2025 às 16:26h

Irã no Brics: país se programa para trazer presidente ao Brasil em julho

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


O Irã se programa para uma visita do presidente Masoud Pezeshkian ao Brasil, para o encontro do Brics. Foi o que informou o embaixador do Irã no Brasil, Abdollah Nekounam, nesta quinta-feira (26).

A possível presença do país pode acontecer diante de um cenário de desafios do bloco: buscar uma posição unificada sobre a crise no Oriente Médio. A cúpula do Brics acontecerá entre os dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro.

Na última semana, o Brasil condenou os ataques dos Estados Unidos ao Irã. Para o embaixador iraniano, o posicionamento foi gratificante. A postura do Brasil sinaliza uma forma de aproximação diante do cenário de desafios do Brics.

“De uma forma natural, Brics faz parte da organização pra melhorar a ordem internacional e a parte que necessita de uma eficácia para questões de sistema internacional. Então, o papel do Brics é de colocar em ordem as partes que faltam na ordem internacional”, disse.

Para o diplomata, o bloco está em um bom caminho e os países precisam de mudança diplomática. “O Brics não é somente pra publicar uma declaração, mas para criar esse novo caminho”, reforçou.

Posicionamento diplomático

Desde janeiro de 2024, o Irã faz parte do Brics como um membro pleno. A decisão foi tomada na cúpula de Joanesburgo, na África do Sul, em agosto de 2023.

Na última terça (24), o Brics condenou os ataques às bases nucleares do Irã. O bloco defende o “estabelecimento de uma zona livre de armas nucleares e outras armas de destruição em massa no Oriente Médio, em conformidade com as resoluções internacionais pertinentes”.

Para o grupo, as ações “constituem violação do direito internacional e da Carta das Nações Unidas, e a subsequente escalada da situação de segurança no Oriente Médio”.

Veja também

Bitcoin encosta em US$ 119 mil e renova recorde, em ambiente favorável para o ativo

O bitcoin operou em alta nesta sexta-feira (11) voltando a renovar a sua máxima histórica …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!