O Irã declarou oficialmente nesta terça-feira (24) o fim do conflito com Israel, após 12 dias de confrontos. Em pronunciamento transmitido à nação, o presidente iraniano Masoud Pezeshkian afirmou que Israel recebeu uma “punição severa e histórica”.
“Hoje, o inimigo agressor foi forçado a interromper sua postura belicista após sofrer um castigo severo e histórico. Esta guerra terminou pela vontade e força da grande nação iraniana”, afirmou Pezeshkian, segundo o jornal Iran Internacional.
A declaração acontece poucas horas depois da entrada em vigor de um cessar-fogo mediado por Donald Trump com apoio do Catar, anunciado na segunda-feira (23).
Em resposta ao anúncio do Irã, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu também se pronunciou. Segundo a emissora Al Jazeera, ele afirmou, em discurso em hebraico: “Alcançamos uma vitória histórica. Essa vitória permanecerá por gerações.”
O Ministério das Relações Exteriores de Israel confirmou, nesta terça (24), que o Ministério da Defesa suspendeu as restrições a escolas, eventos públicos e locais de trabalho.
O anúncio de cessar-fogo acontece horas após o Exército de Israel afirmar ter detectado novos lançamentos de mísseis por forças iranianas. Segundo os militares, os disparos violaram o acordo de cessar-fogo firmado horas antes. Em nota, as forças israelenses prometeram “resposta com força”.