terça-feira 23 de abril de 2024
Home / NOTÍCIAS / Índios protestam contra ponte ruim e ameaçam bloquear estrada ao Sul da Bahia
quinta-feira 14 de abril de 2022 às 17:36h

Índios protestam contra ponte ruim e ameaçam bloquear estrada ao Sul da Bahia

NOTÍCIAS, SUL DA BAHIA


O líder pataxó Semireh, da Aldeia Imbiriba, na Praia do Espelho, surgiu nesta quinta-feira (14) em vídeo em grupos de WhatsApp em protesto segundo a coluna Esplanada, contra o prefeito Jânio Natal (PL), de Porto Seguro, litoral Sul da Bahia. Vice-cacique, ele é irmão do cacique e ex-vereador Renivaldo Ferreira, e alerta que será bloqueada uma estrada na terça-feira (19) caso a prefeitura não apresente uma solução para a reforma de uma ponte fundamental para o acesso à região.

O indígena reclama da obra que não foi reformada após as fortes enchentes deste verão. A ponte estreita (com passagem para apenas 1 veículo por vez) fica na chamada Reta dos Búfalos, ligação de Trancoso com as praias do Espelho e Caraíva – balneários muito procurados diariamente por turistas. E lotados a partir de hoje por causa do feriado de Páscoa.

A Reta dos Búfalos ficou totalmente alagada por dois meses, em dezembro e janeiro, com as chuvas de verão que atingiram o sul da Bahia, aumentando o volume do Rio dos Frades, que corta a região e desemboca na Praia de Itaquena.

A prefeitura anunciou obras de mais de R$ 3 milhões desde fevereiro, aumentou o nível da estrada na Reta em 3 metros em relação ao brejo que o circunda, mas não consertou a ponte precária – tampouco anunciou uma duplicação da mesma, demanda de muitos anos da aldeia e dos distritos praianos.

A estrada é o único acesso de Trancoso para a Praia do Espelho e para a paradisíaca Caraíva, dois dos destinos mais procurados por turistas do Brasil e estrangeiros todos os dias. A ponte é a ligação mais rápida pela região do litoral entre o aeroporto e essas praias. A outra opção de quem está em Caraíva e Espelho, para deixar as vilas ou nelas chegar, é a BR 101, saindo de Porto Seguro e passando por Itabela e Monte Pascoal. Trata-se de uma volta de mais de 160 km. Essa ponte reclamada diminui a distância para Porto em mais de 100 km.

Em conversa com a imprensa, o cacique pataxó Renivaldo confirmou o protesto e que espera uma resposta do prefeito sobre a demanda.

“Se o prefeito não vier aqui fazer as coisas como devem ser feitas , vamos bloquear até ele resolver”, avisa o líder indígena. “Nós (os indígenas) consertamos a ponte e a prefeitura veio hoje e derrubou tudo e fez pior. Se não fizer uma reforma de verdade até segunda-feira (18) vamos fechar”, complementa.

A aldeia Imbiriba fica no caminho para as praias, às margens da estrada de terra, e faz divisa com o distrito de Itaporanga. Há anos, reclamam moradores das duas comunidades, são eles quem reformam a ponte com estacas de eucalipto e outras pequenas intervenções para não prejucar o acesso dos residentes e turistas. Por várias gestões, a prefeitura de Porto não atendeu a demanda de uma reforma com concreto na base e a duplicação da mesma.

A reportagem também já questionou a assessoria do prefeito e ainda não obteve resposta.

O vídeo com o alerta da demanda dos indígenas já chegou ao WhatsApp de muitos turistas que estão na Praia do Espelho e em Caraíva, que estão preocupados com o possível protesto com bloqueio da estrada para a volta a Porto Seguro, caso a prefeitura não faça um acordo com a comunidade.

Veja também

Quando o café deixa de ser benéfico à saúde e vira vício

Assim como outras bebidas estimulantes, o café faz parte da vida humana há séculos. Para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas