quarta-feira 24 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / JUSTIÇA / Hacker acreditava que ficaria impune, aponta PF
segunda-feira 30 de setembro de 2019 às 13:31h

Hacker acreditava que ficaria impune, aponta PF

JUSTIÇA


Investigados por grampear as principais autoridades do País, os hackers presos pela Polícia Federal em duas fases da Operação Spoofing se tornaram alvo da mesma técnica que empregaram contra suas vítimas: o vasculhamento de mensagens alheias.

Munida de autorização judicial, a PF coletou um extenso acervo de textos trocados pelo grupo durante o período em que eles teriam cometido vários ilícitos, que vão de fraudes bancárias a crimes contra a segurança nacional. Nos textos, ironias sobre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, informações sobre transferências de valores e demonstração de autoconfiança sobre ficar à margem da lei – “hacker aqui não deixa rastros”, escreveu Walter Delgatti Neto (o “Vermelho”).

As conversas constam em relatórios anexados ao inquérito sigiloso da segunda fase da Operação Spoofing, ao qual o Estado teve acesso. Segundo a PF, as mensagens, além de demonstrar que Delgatti Neto não agia sozinho, ajudam a desvendar o modus operandi do grupo. Em grande parte dos diálogos, Delgatti Neto aparece reclamando de dificuldade financeira. “Cadê o meu dinheiro?”, questiona ele ao também investigado Danilo Cristiano Marques, por meio de aplicativo de mensagens, em 29 de abril de 2019. Em 14 de maio de 2019, mais uma vez, ele reclama: “E aí mano? Tô pobre ‘f…..’”.

Nas mensagens, os hackers também trocavam impressões sobre o cenário político nacional e manifestavam especial preocupação com a repercussão do caso “Vaza Jato”. Em uma sequência de mensagens entre Delgatti Neto e outro membro do grupo, não identificado, em 22 de julho de 2019, por volta da 1 hora da manhã, Delgatti Neto se queixa de que Sérgio Moro estava demorando para voltar das férias de cinco dias. As informações são do Estadão.

Veja também

Herman Benjamin é eleito presidente do STJ e Mauro Campbell será corregedor

O ministro Herman Benjamin foi eleito, na manhã desta terça-feira (23), presidente do Superior Tribunal …

um comentário

  1. Eita brasilsão…..como é que póde!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas