terça-feira 16 de agosto de 2022
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Gustavo Petro, ex-guerrilheiro de esquerda, é o novo presidente da Colômbia
domingo 19 de junho de 2022 às 19:30h

Gustavo Petro, ex-guerrilheiro de esquerda, é o novo presidente da Colômbia

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


Gustavo Petro será o novo presidente da Colômbia. Será o primeiro esquerdista da história do país. Com 97% das mesas contabilizadas, Petro vence com 50,57% contra 47,16% de seu adversário, o direitista Rodolfo Hernández, o relata o jornal espanhol, elDiario.

“Hoje é feriado para o povo. Que ele celebre a primeira vitória popular. Que tantos sofrimentos sejam amortecidos na alegria que hoje inunda o coração da Pátria. Esta vitória para Deus e para o Povo e sua história. Hoje é o dia das ruas e praças”, escreveu Gustavo Petro no Twitter.

Petro, ex-prefeito de Bogotá e atual senador, prometeu melhorar as condições sociais e econômicas do país. Ele propôs uma ambiciosa reforma tributária de US$ 13,5 bilhões – equivalente a 5,5% do produto interno bruto da Colômbia – financiada por impostos mais altos sobre os mais ricos.

Gustavo Petro entrou para a guerrilha quando estava com 17 anos de idade. Seu codinome era “Comandante Aureliano”, em referência ao personagem Coronel Aureliano Buendia, da obra Cem Anos de Solidão, do Prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez. O coronel promoveu 32 revoluções armadas em sua luta liberal contra governos conservadores e perdeu todas.

Petro foi preso em 1985 e passou um ano e meio na prisão, onde, segundo os relatos, foi torturado. Após esse período, Petro atuou no processo de desmobilização do M-19, acordado com o governo de Virgílio Barco, colocando fim à guerrilha.

Veja também

Eleições 2022: por que quem ganha em Minas Gerais ganha no Brasil?

No mundo da política brasileira há uma premissa que é repetida por cientistas políticos e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!