sábado 13 de julho de 2024
A-29N, versão do Super Tucano para a OTAN - Foto: Divulgação/Embraer
Home / Mundo / MUNDO / Governo de Portugal autoriza compra do A-29N Super Tucano da Embraer
domingo 7 de julho de 2024 às 10:16h

Governo de Portugal autoriza compra do A-29N Super Tucano da Embraer

MUNDO, NOTÍCIAS


O Conselho de Ministros do governo de Portugal aprovou uma uma resolução em 4 de julho que prevê o início das negociações para aquisição de turboélices Embraer A-29N Super Tucano, conforme informa Ricardo Meier, do Airway.

Segundo comunicado, o conselho autorizou “o início das discussões técnicas e negociais tendo em vista a eventual aquisição, pelo Estado Português, de aeronaves A-29 Super Tucano e a conceção e desenvolvimento da sua configuração OTAN.”

O A-29N é uma variante do turboélice e ataque leve e apoio aéreo aproximado destinado a atender aos requisitos técnicos da Organização do Tratado Atlântico Norte (OTAN) e foi lançada pela Embraer em 2023.

O aval do governo português ocorre dias após o Ministro da Defesa Nuno Melo declarar em audiência no Parlamento do país que a aquisição da aeronave estava entre as metas da pasta.

Portugal é considerado não apenas um cliente potencial do Super Tucano, mas um parceiro-chave para a Embraer oferecer a aeronaves a outros países como a Holanda, que também avalia encomendá-lo.

Graças à subsidiária OGMA e outros fornecedores locais, a Embraer possui condições de realizar várias etapas da produção e de suporte de suas aeronaves, incluindo o A-29 e também o C-390 Millennium.

Não há por enquanto a definição da quantidade de aeronaves que podem ser encomendadas. No entanto, entende-se que a Força Aérea de Portugal poderá adquirir cerca de uma dezena de aviões A-29N Super Tucano.

Desde 2021, a Embraer não entrega novos A-29, quando enviou os aviões da Nigéria, em parceria com a Sierra Nevada Corporation.

Além de Portugal, a fabricante brasileira estaria perto de um acordo com a Força Aérea Paraguaia, que planeja encomendar seis turboélices.

Veja também

BMG Energia propõe criação de hub de energia renovável no sudoeste baiano

A BMG Energia, representada pelo diretor executivo, Cláudio Semprine, pelo diretor de novos negócios, Caio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!