sábado 12 de julho de 2025
Jorge Messias, atual advogado-geral da União — Foto: Daniel Estevão / Ascom AGU
Home / JUSTIÇA / Governo apresentará proposta de acordo sobre INSS ‘o mais rápido possível’, diz AGU
quarta-feira 25 de junho de 2025 às 06:00h

Governo apresentará proposta de acordo sobre INSS ‘o mais rápido possível’, diz AGU

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, disse que o governo apresentará ao Supremo Tribunal Federal (STF) “o mais rápido possível” uma proposta de acordo com o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) para ressarcir os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que foram vítimas de descontos indevidos nos benefícios.

Messias e o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, falaram com jornalistas após audiência pública sobre o tema no Supremo.

“A nossa ideia é que as equipes trabalhem imediatamente a partir das diretrizes do ministro Dias Toffoli, e ele dará conhecimento dessa minuta à sociedade para que num tempo muito célere a gente consiga ter um acordo assinado e ele submeter esse acordo de fato a referendo do Supremo”, disse Messias.

Segundo Wolney, cabe a Toffoli conduzir os prazos, mas a ideia do governo é que seja aberto um calendário de pagamento “muito rapidamente”, mas será “de fato anunciado somente quando tivermos clareza do acordo firmado e homologado pelo Supremo”.

O governo anunciou hoje que pretende iniciar os pagamentos a partir de 24 de julho, em lotes de 1,5 milhão de aposentados, mas esse plano depende da homologação do plano do governo, que inclui a exclusão desses gastos do arcabouço fiscal.

Veja também

Bitcoin encosta em US$ 119 mil e renova recorde, em ambiente favorável para o ativo

O bitcoin operou em alta nesta sexta-feira (11) voltando a renovar a sua máxima histórica …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!