quinta-feira 30 de junho de 2022
Home / NOTÍCIAS / Governo do Estado entrega obra de projeto de macrodrenagem na região metropolitana de Salvador
sexta-feira 14 de maio de 2021 às 13:06h

Governo do Estado entrega obra de projeto de macrodrenagem na região metropolitana de Salvador

NOTÍCIAS, RMS


Os alagamentos em Lauro de Freitas em época de chuva serão reduzidos a partir da entrega, nesta sexta-feira (14), de mais uma etapa concluída das obras de macrodrenagem dos rios Joanes e Ipitanga. Junto com o reservatório de água localizado no bairro de Itinga, o governador Rui Costa (PT) também entregou a urbanização do entorno da intervenção e assinou ordem de serviço para a retomada das obras de saneamento básico no município, que estavam paralisadas.

“Podemos dizer que esta é uma obra de saúde pública, porque, com a macrodrenagem e a redução de alagamentos, ajudamos a diminuir também o número de casos de doenças, como dengue e zika, por exemplo, que são decorrentes do acúmulo de água em locais inapropriados. O objetivo é oferecer mais qualidade de vida para os moradores dessas comunidades que estão localizadas em níveis mais baixos e, por isso, sofrem mais com os alagamentos”, destacou o governador.

De acordo com Maurício Matias, diretor de obras da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), este já é o quinto de seis reservatórios previstos no projeto. “A obra está sendo entregue junto com uma área de lazer para a população aqui e que visa, exatamente, isso; minimizar os alagamentos, principalmente em Lauro de Freitas”. Segundo ele, já foram entregues quatro reservatórios. “A obra está prevista para conclusão até o início do ano que vem. Com isso, devemos resolver esse problema que tanto aflige a população dessa cidade de Lauro de Freitas”.

Mais sobre as obras

A concepção das intervenções no Rio Ipitanga prevê a instalação de seis reservatórios de amortecimento de cheias, e o desassoreamento das pontes na estrada do Coco até a foz do Rio Ipitanga (no Rio Joanes). Também estão sendo executados nove canais de macrodrenagem.

Além da construção do Reservatório, foi criado o Parque da Mata, concebido para proporcionar um espaço de lazer para a comunidade. Foram construídos no local um campo de futebol, uma quadra poliesportiva, um campo de vôlei de areia, uma área para a prática de ginástica, um parque infantil e pistas de patinação e de corrida.

Veja também

Editais disponibilizam recursos para projetos Reconecte, Família na Escola e Famílias Fortes

Publicação no Diário Oficial da União (DOU) prevê os editais 02/2022 e 03/2022 do Ministério da Mulher, da Família …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!