domingo 24 de outubro de 2021
Foto: Reprodução
Home / NEGÓCIOS / Geólogo João Cavalcanti é o ‘pai’ da Fiol
sexta-feira 3 de setembro de 2021 às 07:26h

Geólogo João Cavalcanti é o ‘pai’ da Fiol

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


O presidente Jair Bolsonaro desembarca nesta sexta-feira (3) na Bahia para assinar o contrato da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) com a Bamin para conclusão e operação do primeiro trecho, de Ilhéus a Caetité (537 km). O geólogo João Carlos de Castro Cavalcanti, o “JC”, como é conhecido, é considerado o pai da Fiol, conforme a coluna de Levi Vasconcelos, em sua coluna no A Tarde.

Foi Cavalcanti quem descobriu a mina de ferro em Caetité e fundou a Bamin (Bahia Mineração), agora sob controle de um grupo do Cazaquistão, que vai explorar a jazida para desaguar no Porto Sul, em Ilhéus.

– Viu? Só existe por causa de mim, que descobri o minério de ferro lá.

A Fiol tem 1.527 km de Ilhéus a Figueirópolis, no Tocantins. Bolsonaro assina logo mais e ficam faltando Caetité-Barreiras (485 km) e Barreiras-Figueirópolis, que o governo promete licitar no mais tardar ano que vem.

Descobertas

A Fiol tem a pretensão de desaguar no Porto Sul cerca de 60 milhões de toneladas por ano. Cavalcanti garante que as expectativas são ótimas. Cavalcanti, que é proprietário da Cia. Vale do Paramirim, diz que sua empresa já descobriu na área reservas de cobre, com 100 milhões de toneladas, zinco (50 milhões), lítio (um milhão) e grafeno (um milhão).

– Do ponto de vista mineral, a região é muito rica. Rica e inexplorada. Lá começa de fato um tempo novo para a Bahia.

João Cavalcanti revela um detalhe curioso: o perigo que pode ameaçar a viabilização da Fiol são os minerodutos, ou a construção de dutos que transportam o minério, com água, do local da extração até o porto.

– Há um grupo asiático interessado em construir.

Cavalcanti diz que o transporte em carreta é caríssimo, pela ferrovia a empresa compra o vagão e paga o ‘direito de passagem’, mas o mineroduto seria bem mais barato.

Veja também

Prestes a filiar Moro, Podemos se aproxima de Mourão

Prestes a anunciar a filiação de Sergio Moro, o Podemos tem se aproximado do vice-presidente …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!