quinta-feira 18 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Gasolina e Diesel estão escassos e etanol já está custando mais caro na Bahia
sábado 22 de maio de 2021 às 11:08h

Gasolina e Diesel estão escassos e etanol já está custando mais caro na Bahia

NOTÍCIAS


O Sindicombustíveis da  Bahia alerta para dificuldades de abastecimento dos postos de combustíveis em todo o Estado, em função da parada técnica para manutenção da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) conforme publicou o jornal Tribuna.  A regularização está prevista para este sábado (22), mas muitos postos  em Salvador  já apresentam escassez  dos produtos há meses, o etanol em consequência está 30 centavos mais caro por litro.

“Já tentei abastecer com gasolina Grid no posto dos Namorados na Pituba e estava em falta. Em outra oportunidade só havia o produto em uma das bombas no mês passado e semana passada”, diz a dona de casa Luiza Fortes.

De acordo com o secretário executivo  do Sindicombustíveis-Ba, Marcelo Travassos, “o problema da refinaria está no bombeio da gasolina, do diesel S10 e diesel S500 para as distribuidoras.  A previsão da regularização do problema pela RLAM é até sábado (hoje).  Tempo suficiente para comprometer o abastecimento no Estado, considerando que a capacidade de estoque dos postos é de dois dias. O contratempo já causou aumento de 30 centavos a mais no litro do etanol”.

Travassos também chama a atenção da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e demais órgãos fiscalizadores para a situação. “Se o problema não for sanado até hoje, (22), teremos comprometimento no abastecimento dos combustíveis. Normalmente quando ocorre essa parada de manutenção é comum que ocorra o contingenciamento e o produto seja enviado para outra região. Desta vez,  tivemos dois problemas: um de bombeamento e outro da qualidade do produto que precisa ser trabalhado nas bases das distribuidoras”.

“Estou acompanhando estas declarações, a RLAM está passando por uma parada de manutenção. É um processo que envolve várias unidades, algumas chegam a paralisar suas atividades normais, ou restringem suas atividades para poder fazer uma parada necessária e de ordem legal, uma parada preventiva com periodicidade . Esta parada está em curso desde março e tem previsão de seguir até junho. Isso realmente pode estar afetando a produção, a quantidade e até a qualidade”, relata Radiovaldo Costa, diretor do Sindipetro.

Além da parada de manutenção, a RLAM já vem operando, desde 2017, com reduzido efetivo operacional em consequência da decisão da Petrobrás de implantar o O&M (Organização e Método).

A assessoria de comunicação da Petrobras informa que, “apesar da limitação de oferta local momentânea, a Petrobras continuará cumprindo os compromissos contratuais com seus Clientes e disponibilizará produto em outros polos de venda da Companhia, não havendo risco de desabastecimento”.

Veja também

Por que Rússia deve crescer mais do que todos os países desenvolvidos, apesar de guerra e sanções, segundo o FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia da Rússia cresça mais rápido que a de todos os países desenvolvidos, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas