segunda-feira 27 de setembro de 2021
Foto: Assessoria
Home / NOTÍCIAS / Fórum de Desenvolvimento do Semiárido abre inscrições para edição de 2020
quarta-feira 11 de novembro de 2020 às 16:14h

Fórum de Desenvolvimento do Semiárido abre inscrições para edição de 2020

NOTÍCIAS


Evento acontecerá em dezembro, no Rio Grande do Norte, com autoridades, palestrantes, especialistas e técnicos do país

O Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020, que acontecerá de 3 a 5 de dezembro de 2020, na cidade de Mossoró (RN), está com as inscrições abertas. A capital nacional do Semiárido receberá palestrantes, especialistas, técnicos e autoridades de todo Brasil para a troca de conhecimento, identificação dos problemas e a convergência de propostas dos diferentes agentes, públicos e privados, interessados em desenvolver ações de fomento a investimentos multissetoriais, em empreendimentos para atualizar o Plano de Desenvolvimento do Semiárido – PDS.

Serão 2 dias de debates e discussões sobre os 13 Eixos Temáticos selecionados: Recursos Hídricos, Energia, Agronegócio, Mercado, Relações Exteriores (comércio), Recursos Minerais, Segurança – Jurídica e Fundiária, Educação – Capacitação Turismo, Transporte e Logística, Novas tecnologias e Inovação, Comunicação -TI e Meio Ambiente.

O evento propiciará a apresentação e o debate de propostas que subsidiarão a atualização do PDS, que tem como objetivo aproveitar as possibilidades econômicas da região e alcançar as metas socioeconômicas, hídricas e ambientais, por meio de ações e processos que envolvem a participação da sociedade, sobretudo aquela inserida na área de abrangência do Plano.

Ainda será apresentado um amplo Programa de Oportunidades de Investimentos em Empreendimento, com foco no desenvolvimento do Semiárido, visando promover o processo de desenvolvimento e a consolidação de projetos que prevejam a construção e a integração de empreendimentos multissetoriais, fomentar a participação da iniciativa privada, abrir oportunidades para organizações, entidades e organismos, nacionais e internacionais, públicos e privados, interessados em participar dos projetos e da elaboração do PDS.

Além do Fórum, o evento oferece um pavilhão com Feira de Exposição aberto ao público e seguindo os protocolos de segurança devido a pandemia causada pela Covid-19. O espaço terá apresentação de tecnologias de aproveitamento de resíduos sólidos urbanos, produção eólica e solar, produção agrícola em ambiente protegido, dessalinização, serviços e produtos ligados ao desenvolvimento do semiárido e shows culturais.

A organização do Fórum planeja um amplo debate. Dentro do processo metodológico estruturado para o Fórum existe uma ferramenta de internet no site com grupos de discussão e de proposição de livre participação, onde as pessoas terão oportunidade de debater os temas prioritários e até propor projetos ou políticas públicas que agreguem e contribuam para o desenvolvimento da região. Todo material reunido será compilado e levado a plenária. Ao final das discussões, será consolidado um documento final, para que a Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido possa trabalhar na tramitação, no Congresso Nacional, de um Projeto de Lei indicando novas condições para o desenvolvimento da região.

As inscrições são gratuitas e irão durar enquanto tiverem vagas disponíveis nos painéis. O evento é uma iniciativa da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, com organização da Codevasf e realização do Instituto Sagres.

Veja também

Lewandowski nega invalidar prova digital resgatada em ‘nuvem’

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, negou neste domingo (26) o pedido …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!