terça-feira 17 de junho de 2025
Foto: Antonio Augusto/SCO/STF
Home / DESTAQUE / Flávio Dino causa mal-estar no Congresso com emendas e ameaça pacote de Haddad
terça-feira 10 de junho de 2025 às 16:30h

Flávio Dino causa mal-estar no Congresso com emendas e ameaça pacote de Haddad

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A nova ofensiva do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre as emendas parlamentares gerou mal-estar no Congresso e pode contaminar o pacote do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para compensar o recuo na alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), segundo lideranças da Câmara e do Senado ouvidas pela Coluna do Estadão.

O magistrado determinou nesta terça-feira, 10, que o Legislativo explique, no prazo de dez dias úteis, o que tem sido chamado de “emendas de comissão paralelas” e “novo orçamento secreto no Ministério da Saúde”.

Em reação a Dino, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), convocou uma reunião com líderes partidários para tratar do assunto. A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, foi avisada do novo impasse entre os Poderes e tem tentado acalmar os ânimos no Legislativo, de acordo com interlocutores.

Líderes do Senado também ligaram o alerta, mas disseram à Coluna que vão esperar para avaliar a repercussão na Câmara antes de discutir o tema.

No domingo, 8, o governo anunciou que houve acordo para reduzir o aumento da alíquota do IOF e compensar compensar a perda de arrecadação com uma taxação maior sobre bets e outras medidas, entre elas a tributação de títulos de renda fixa hoje isentos, como as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA).

Motta, contudo, disse nesta segunda-feira, 9, que o Congresso não tem compromisso de aprovar as medidas sugeridas por Haddad. E a decisão de Dino, indicado para o STF pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, só piorou o clima.

Veja também

Brasil sobe em ranking global de competitividade, mas continua entre os últimos

Mesmo com o avanço de quatro posições em ranking global de competitividade, o Brasil continua …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!