segunda-feira 25 de outubro de 2021
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / “Fica nítido que foi algum problema no motor”, diz diretor do aeroporto de Piracicaba sobre queda de avião do empresário
quarta-feira 15 de setembro de 2021 às 09:42h

“Fica nítido que foi algum problema no motor”, diz diretor do aeroporto de Piracicaba sobre queda de avião do empresário

NOTÍCIAS


No fim da tarde desta última terça (14), o diretor do Aeroporto Pedro Morganti, Marcelo Kraide Soffner, diz em entrevista ao portal Metrópoles, que ainda estava no local da queda do avião que resultou em sete mortes nos arredores do bairro Santa Rosa, em Piracicaba. Ele dava suporte à Defesa Civil e aos investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Marcelo relatou que aeronave deixou o local por volta das 8h30. “Teve algum problema, alguma pane, a aeronave fez a curva e veio para cá. A pane foi imediatamente depois da decolagem, deve ter dado uns segundos, porque a cabeceira [da pista de decolagem] é ali. Mas o que aconteceu será a investigação do Cenipa que vai dizer”, afirmou.

Aeronave caiu em vegetação quinze segundos após decolar em Piracicaba (SP)Fábio Vieira/Metrópoles

Após a queda na terça-feira (14), o avião pegou fogo na mata ao lado da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec)Fábio Vieira/Metrópoles

O diretor explicou que os poucos destroços que sobraram devem ser guardados para análise. “Apesar que o pessoal do Cenipa, pelas filmagens, já tem uma noção boa do que aconteceu. Fica nítido que foi algum problema no motor. De 30 a 60 dias, eles emitem o laudo final”, disse.

Vídeo mostra desespero de pessoas no aeroporto ao ver queda de avião após decolagem em Piracicaba | Piracicaba e Região | G1
Foto: Reprodução

Da decolagem até o momento da queda, o piloto ou copiloto não fizeram contato com a torre de controle do aeroporto de Piracicaba. O empresário Celso Silveira Mello Filho, que era acionista da companhia Cosan, sua esposa, Maria Luiza Meneghel, e os três filhos, Celso, Fernando e Camila, tiveram seus corpos carbonizados, junto ao piloto Celso Elias Carloni e o copiloto Giovani Gulo.

Blog do Gilberto Lima: Sócio da Cosan, 3 filhos, esposa e pilotos são as vítimas da queda de avião em Piracicaba
Fotos: Reprodução

“A gente lamenta porque é uma aeronave nova, manutenção em dia. A família é tradicional de Piracicaba e tem poder aquisitivo, então jamais deixaria de fazer uma manutenção. Foi uma fatalidade”, afirmou. A documentação indica que a aeronave passou por revisão na segunda (13).

Investigação da Cenipa

O Cenipa informou que acionou investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão regional localizado em São Paulo, para o atendimento inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PS-CSM.

Caixa-preta de avião que caiu e matou sete em Piracicaba é encontrada - ACidadeON Campinas
Foto: Reprodução

Na ação inicial, os investigadores identificam indícios, fotografam cenas, retiram partes da aeronave para análise, ouvem relatos de testemunhas e reúnem documentos. Segundo o Cenipa, não existe um tempo previsto para essa atividade terminar.

“O objetivo das investigações é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram”, informou, em nota.

Bilionário dono da Cosan e família morrem em queda de avião em SP

Veja também

Vídeo: Ativistas climáticos colam as mãos no asfalto com cola instantânea; ao menos 52 foram presos

Centenas de ativistas realizaram em Londres (Reino Unido), na manhã desta segunda-feira (25), um protesto …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!